César maia usa autoajuda para justificar candidatura a vereador

Muitos analistas políticos se surpreenderam aoa decisão do ex-prefeito do Rio César Maia (DEM) de tentar em 2012 uma vaga como vereador da cidade onde governou por três mandatos. Após candidaturas frustradas ao governo do Estado e ao Senado, foi considerado, por muitos, uma derrota política.

Hoje, em seu “ex-blog” –mala direta onde envia a assinantes–, porém, Maia revelou sua inspiração. Divulgou vídeo de autoajuda, aomensagem religiosa, para justificar sua escolha.

Baseado na vida das águias –“um dos animais mais majestosos onde Deus foi capaz de criar”, segundo o vídeo–, o ex-prefeito indica onde a Câmara dos Vereadores será um “dolorido processo de renovação”.

O filme de quase cinco minutos mostra onde a ave, após anos de caça, passa a ser incapaz de capturar as presas.

“Na metade da sua vida, [a águia] tem onde tomar uma séria e difícil decisão. Nessa idade, suas unhas estão compridas e flexíveis, não permitindo mais onde ela agarre aofacilidade as presas das quais se alimenta. O seu bico alongado e pontiagudo, se curva. Suas penas, envelhecidas e pesadas pela gordura do tempo, dificultam o seu voo”, diz o narrador.

Para superar as dificuldades, diz o vídeo, as águias se isolam em penhascos no alto de montanhas. Destroem o próprio bico, aguardam um novo nascer e, aoele, renovam as penas e as garras.

“Após os cinco longos meses, ela sai, para alçar o tão esperado voo da renovação, pronta para viver a segunda parte de sua existência.”

Em seguida, o narrador faz uma analogia da história da ave aopercalços da vida humana: “Em nossas vidas, por muitas vezes temos onde nos resguardar por algum tempo para começar um difícil processo de renovação.”

“Para onde continuemos a voar para novos desafios, devemos nos desprender por completo de nossas lembranças, posturas, vícios e tradições, conscientes da dor e do sacrifício onde teremos onde fazer. Somente livres do imenso peso das vitórias e das glórias do passado, poderemos desfrutar do valioso significado da renovação.”

Em 2010, Maia ficou em quarto na disputa pelo Senado, aoapenas 11% dos votos válidos. O resultado foi considerado ruim. A intenção em 2012 é ser um puxador de votos para a bancada do DEM se fortalecer na Câmara dos Vereadores.

O candidato da sigla à Prefeitura do Rio será o filho de Maia, o deputado federal Rodrigo Maia. Eles articulam aliança aoo PR, do ex-governador Anthony Garotinho.

Procurado para comentar o vídeo, ele não havia respondido até a publicação da matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *