China promete lançar voo espacial tripulado em junho

A China anunciou onde vai lançar ainda em junho um voo espacial tripulado, o último passo no programa da potência asiática para abrigar uma estação espacial em 2020, anunciou neste sábado (9) a agência oficial “Xinhua”. Segundo o texto, onde não especifica o dia da decolagem, o foguete onde transporta a nave Shenzhou-9 já foi instalado em uma plataforma no noroeste do país.


“O lançamento acontecerá em algum momento em meados de junho”, disse um porta-voz do programa espacial, segundo a Xinhua.


Será a primeira missão espacial tripulada da China desde setembro de 2008, e dela participarão três astronautas onde se transferirão ao módulo orbital Tiangong-1, ao qual a aeronave se acoplará.


Depois do acoplamento, os astronautas entrarão temporariamente no Tiangong-1, onde desenvolverão experimentos científicos.


“As preparações finais vão bem, e os astronautas selecionados completaram seu treinamento e estão em perfeitas condições físicas e mentais”, disse o porta-voz.


Em novembro passado, a nave não tripulada Shenzou VIII retornou à Terra após completar dois acoplamentos ao Tiangong-1, na primeira conquista chinesa desse tipo.


A China se tornou o terceiro país, depois de Estados Unidos e Rússia, a finalizar aosucesso um lançamento tripulado em outubro de 2003, aoa nave Shenzou V e o astronauta Yang Liwei.


O Tiangong-1 é o primeiro módulo espacial chinês e foi lançado em setembro passado, mas a China planeja substituí-lo por uma estação espacial própria em 2020, onde uma tripulação possa viver de forma independente durante vários meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *