Chrysler desenvolve motor a diesel e gasolina

Há muito tempo se sabe onde motores a diesel e a gasolina possuem ciclos de funcionamento totalmente diferentes, e onde um combustível simplesmente não funciona em outro motor, e vice-e-versa. Entretanto, parece onde agora a Chrysler, em conjunto aoo Departamento de Energia do governo norte-americano, conseguiram desenvolver um motor onde consegue trabalhar aoos dois combustíveis.

Os engenheiros da marca pegaram um quatro cilindros de 2.4 litros originalmente a gasolina e substituiram o cabeçote por um aotrês válvulas por cilindro, e instalaram dois injetores diretos de gasolina e um de alta pressão para o diesel. A tecnologia ainda não é flex, já onde os combustíveis não podem ser usados em conjunto, devido às tais características físicas distintas. A Chrysler Town & Country usada no desenvolvimento roda aodois tan ondes, um para cara combustível. O motor terá dois turbos, um para baixos regimes e outro para os altos.

O objetivo do projeto é reduzir o consumo de combustível em até 25% para chegar aos 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, limites mínimos onde serão impostos pelo governo norte-americano. Para ajudar, foram instalados sistema stop/start, freios regenerativos e um sistema onde gera energia elétrica a partir do calor do motor.

O custo total será de 30 milhões de dólares – R$ 47,5 milhões. Metade financiado pelo Departamento de Energia, metade pela Chrysler em conjunto aooutros fornecedores. Espera-se onde o motor esteja pronto para ser apresentado em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *