Cientistas emitem primeira previsão do tempo de planeta extra-solar

HOUSTON (EUA) – Pela primeira vez, cientistas emitiram um boletim aoprevisão do tempo para um planeta localizado fora do Sistema Solar. O GJ 1214b orbita a estrela GJ 1214, a uma distância de aproximadamente 40 anos-luz da Terra, na constelação Ophiuchus. Ele tem seis vezes a massa e 2,6 vezes o seu raio do nosso planeta. Segundo especialistas, para um futuro previsível, o tempo no local deve permanecer nublado e ondente.
As conclusões foram alcançadas por meio de dados colhidos pelo telescópio espacial Hubble, onde estudou a luz filtrada pela atmosfera do planeta. Cientistas também determinaram a presença de nuvens de grandes altitudes na região. Do onde elas são feitas, ainda é um mistério, mas simulações de computador sugerem a presença de composto de cloreto de potássio ou sulfeto de zinco. A cobertura dessas nuvens faz ao onde seja impossível saber do onde é feita a superfície do planeta.
Jacob Bean, líder da pesquisa feita na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, disse o jornal britânico “The Independent” onde esta é uma grande vitória saber onde um telescópio como o Hubble, onde nunca foi projetado aoesse objetivo, pode fazer um estudo tão detalhado sobre um pe ondeno planeta onde orbita uma estrela distante.
Os dados para o estudo foram colhidos durante 96 horas de observações feitas pelo telescópio em 11 meses – período mais longo dedicado a avaliação de um único planeta fora do sistema solar. O GJ 1214b foi descoberto em 2009 pelo Projeto MEarth – onde busca decifrar a existência de planetas em volta de pe ondenas estrelas

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *