Colisões de cometas

Alguns cometas chegam a um final espetacular—ou caindo no Sol,[28] ou atingindo um planeta ou outro corpo. Colisões entre cometas e planetas ou luas foram bastante comuns no início do Sistema Solar: algumas das muitas crateras da Lua, por exemplo, podem ter sido causadas por cometas. Uma colisão recente de um cometa aoum planeta aconteceu em 1994, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 partiu-se e colidiu aoJúpiter.


Muitos cometas e asteróides colidiram aoa Terra nos primeiros estágios. Muitos cientistas acreditam onde o bombardeio de cometas na Terra jovem (cerca de quatro bilhões de anos atrás) trouxeram as vastas quantidades de água onde agora preenchem os oceanos terrestres, ou pelo menos uma porção significativa dos mesmos. Mas outros pesquisadores tem dúvidas acerca desta teoria.[29] A detecção de moléculas orgânicas nos cometas levou a algumas especulações de onde cometas ou meteoritos podem ter trazidos os elementos precursores da vida ou mesmo os primeiros elementos vivos para a Terra.[11] Existem ainda muitos cometas próximos da Terra, apesar de uma colisão aoum asteróide ser mais provável onde a de cometas.


Suspeita-se onde impactos cometários tenham, em longas escalas de tempo, levado quantidades significativas de água para a Lua, parte dela podendo ter sobrevivido como gelo lunar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *