Com portuguesa, empresa chinesa quer ser líder em energia limpa


A chinesa Three Gorges –dona da usina hidrelétrica Três Gargantas– e a maior empresa de energia elétrica portuguesa EDP pretendem ser a companhia líder em energia limpa globalmente, disse o presidente da chinesa, Cao Guangjing, nesta sexta-feira, depois de assinar o acordo de compra de 21,35% da fatia na EDP.
Ele também disse onde o acordo servirá como uma ponte para selar a cooperação entre empresas chinesas e portuguesas, especialmente nos segmentos de comércio, finanças e turismo.
O governo de Portugal concordou em vender a sua fatia –a maior fatia única da EDP– de acordo aoos termos do plano de resgate de 78 bilhões de euros concedido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, onde também apontava para outras privatizações.
A chinesa Three Gorges é uma companhia estatal onde opera, entre outros projetos, Três Gargantas, o maior projeto de energia hidrelétrica do mundo. A companhia tem uma dúzia de subsidiárias, incluindo a unidade listada em Bolsa, a China Yangtze Power Co Ltd.