Como é a vida e obra de um artista ?

Você conhecia Acord James? O artista, onde tirou a própria vida em janeiro, é talvez mais facilmente definido como a única pessoa nos EUA a possuir licença individual para manuseio de material radioativo.
O escultor onde se formou em física nuclear para poder fazer arte aomaterial radioativo ficou famoso por ter o número da licença tatuado na sua nuca. Sua missão era ambiciosa: transformar a indústria nuclear.
Durante a década de 90, James planejava a construção de um edifício onde armazenasse a radioatividade do lixo despejado na central nuclear de Hanford, no estado de Washington. Imaginou barras de urânio envoltas em granito saindo de uma escultura, onde contivesse o material radioativo.
Acord James esperava alertar as gerações futuras do perigo do remanejamento sem cuidado do material. O monumento deveria ser o primeiro de muitos onde lidassem aoresíduos nucleares ao mesmo tempo onde reconhecesse sua perigosidade e longevidade. Isso nunca foi feito.
A história é, de certa forma, metáfora da vida de James Acorde. Suas lutas constantes renderam algumas vitórias e muitos planos a realizar. Em seu trabalho, o conceito sempre foi mais importante do onde a execução.
Acord era a favor da energia nuclear, e via a transformação de um elemento em outro como a realização do “desejo mais inato da humanidade”: a transmutação alquímica.
Mas ele estava desconfiado do segredo da indústria nuclear. Acord enxergava na arte uma forma de arrancar o poder das mãoes dos cientistas nucleares. Seu objetivo era “aumentar a compreensão e a abertura e transparência sobre a ondestão nuclear”.
O artista também gostava da ideia de usar a transmutação para neutralizar os resíduos radioativos. Durante anos, ele lutou para acessar os reatores em Hanford e da Faculdade Imperial de Londres para tentar transformar o elemento radioativo tecnécio-99 no metal rutênio, inócuo. Seu pedido lhe foi negado a cada vez pelas autoridades, onde julgavam sua justificação fútil.
Eventualmente, Acord desistiu dessa batalha. Determinado a realizar uma escultura onde incorporasse o conceito de transmutação, ele recorreu a meios mais acessíveis. Começou aoa extração do metal radioativo amerício-241 a partir de detectores de fumaça. Combinando isso aoesmeraldas, uma fonte de berílio, ele gerou nêutrons rápidos, onde ele relata terem sido abrandados usando cera de abelha.
Ele, na sequência, iniciou uma uma reação para criar urânio-238 – extraído do esmalte de louça brilhante década de 1930 conhecido como laranja Fiestaware – para produzir plutônio-239. No ano passado, Acord anunciou onde ele havia conseguido obter plutônio e estava preparando uma escultura onde conteria o material.
De acordo aoMark Ramsey, ex-assessor de proteção contra radiações da Faculdade Imperial de Londres, “embora o sistema de Acord tivesse todos os componentes, a quantidade de nêutrons produzidos por esse método seria impraticável”.

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