Como encontrar vagas para trabalhar como garçom em eventos

A crise está aí para todos nós, e muitas vezes ficamos perdidos com tanta gente procurando emprego e às vezes não conseguindo vagas tão fácil como antes desse alto número das taxas de desemprego e fechamento de postos de trabalho.

Para estabelecimentos como bares e restaurantes sempre fica a dúvida: será que a crise vai me afetar? Bom, nós adiantamos que sim. É evidente que vários itens têm sofrido aumento, seguido pelos avanços da inflação. Seja o tomatinho do vinagrete, ou aquela feijão preta da feijoada de sexta-feira estão com os preços um pouco inflados.

Logo, mesmo que a clientela não diminua, o custo de manutenção da cozinha pode aumentar. Às vezes até os custos com manutenção das passagens dos trabalhadores pode aumentar e isso significa: receio e insegurança em quem contrata garçons ou garçonetes.

Esse é um movimento natural gerado pela crise que tão logo veremos superada. Mas enquanto isso, vamos a algumas dicas de como conseguir uma vaga como garçom em eventos?

vagas garçom

Conquistando a sua vaga para trabalhar como garçom em eventos

Nós comentamos um pouco da insegurança dos donos de estabelecimento, mas e a insegurança de quem quer uma vaga de emprego? Muitas vezes ela faz com que as pessoas aceitem alguns trabalhos apenas por necessidade e muitas vezes pontualmente sem grandes chances de sucesso e de ficar de fato naquela vaga.

Vale pensar o seguinte: garçom de bar é diferente de garçom de restaurante. Garçom de festa infantil, idem. Portanto, é preciso saber que tipo de garçom você é, e ir atrás das oportunidades que se adequam ao seu perfil por uma razão muito simples: se você é garçom de bar e está acostumado, treinado para esta modalidade da profissão, uma vaga nessa área significa uma maior possibilidade de você se dar bem nesse trabalho.

Se for um freelancer, tentando conseguir um dinheiro extra, você pode ser chamado outras vezes pelo bom desempenho e até ser efetivado dessa forma. Então, esteja atento a isso!

Mas onde conseguir vagas afinal?

Indicação

Dizem que a maior parte das vagas de emprego no mercado de trabalho em geral não são anunciadas. Ou seja: o que vale é o famoso networking, também conhecido como indicação de amigos.

Essa é uma ótima forma de conseguir trabalhos. Se alguém precisar de um garçom, a chance de ele conseguir um por meio de indicação é muito maior que a de ele anunciar uma vaga que às vezes pode render muita dor de cabeça e até despesa. Já que algumas vezes o volume de currículos que chega é tão alto que é preciso parar tudo que está fazendo só para analisá-los. Depois de algumas tentativas, o recrutador pode ficar chateado só de lembrar dessa experiência.

E uma coisa importante: quem indica, empresta uma parcela da própria confiança para o indicado. E muitas vezes acaba sendo responsável pelo treinamento, ambientação e corresponsável nos deslizes do colega.

Portanto tenha muita responsabilidade, faça contatos, mas lembre-se que ser indicado por alguém, ou indicar, é um ativo muito importante na vida de qualquer profissional.

Participar de grupos do Facebook

É muito comum que as pessoas criem e/ou se organizem dentro de grupos no próprio Facebook para compartilhar vagas e oportunidades diversas de trabalho. Faça uma busca por vagas de garçom na opção de grupos, procure também pela local que você mora.

Essas comunidades costuma ser orgânicas e dar um bom resultado para quem participa, em especial para quem está recrutando. Ali o recrutador pode analisar o seu perfil comportamental e o dos concorrentes de uma vez só. Como? Visualizando o seu perfil.

Mas além de vagas de emprego como garçom, pode ser possível conseguir encontrar trabalhos pontuais que podem render futuras contratações como garçom fixo. Vale a pena investir nessas buscas, em especial se você está sem emprego.

Sites de empregos

Os sites de emprego tem gerado grande facilidade para quem procura emprego. Mas também um grande comodismo. Se é possível saber qual é a empresa que está contratando, afinal, por quê não ligar e tentar descobrir o máximo possível de informações?

Todos podem enviar o currículo por email ou direto através dos sites de emprego, mas e uma carta de apresentação e/ou uma carta de recomendação de antigos empregadores?

Esses detalhes tomam um pouco de tempo, mas são o diferencial entre conseguir uma vaga e continuar tentando de forma obstinada e pouco planejada.

É importante também ressaltar que diferentes regiões (em especial as capitais) possuem sites de emprego ou de anúncio de vagas que destacam mais que os outros.

A depender dos planos premium, pode ser interessante investir em um período os testando para avaliar qual é o melhor para a sua estratégia de recolocação ou de colocação no mercado de trabalho.

Busca ativa

É possível que tenham diversos estabelecimentos onde você pode trabalhar como garçom perto da sua casa. E vários outros já não tão perto assim. Então, por quê não ir até esses estabelecimentos e conversar?

Levar um currículo, contar sua experiência profissional, deixar seu número de telefone e sinalizar que está a disposição e interessado para possíveis bicos, cobrir férias dos funcionários e faltas que precise de alguém com urgência é uma ótima estratégia.

Dessa forma, você amplia as suas possibilidades de forma convencional, mas dentro de um território próximo a sua casa, o que pode gerar até mesmo interesse nos donos de estabelecimento próximos em ter um garçom que more perto e possam contar sem muita dificuldade.

Conclusão

As coisas estão difíceis, o mercado está complicado, mas é preciso não desistir, manter uma mentalidade de sucesso e traçar estratégias certeiras para que as buscas por emprego sejam efetivas e gerem mais e melhores resultados para quem precisa de oportunidades.

Essas são apenas algumas dicas de como conseguir uma vaga, seja de freela ou de emprego. Mas sempre tendo em vista que uma coisa leva a outra e mesmo um trabalho pontual bem desempenhado pode resultar em uma futura contratação.

E mais importante: não se deixe abalar ou intimidar por ações diversas, reconheça seu valor e vá atrás de oportunidades que estejam de acordo com ele e com seus objetivos para o seu futuro e para sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *