Como escolher o Concurso Público ideal?

Deseja saber como escolher o concurso público ideal? Saiba o que precisa para selecionar a melhor oportunidade para você, aqui neste artigo!

Sabemos que a principal razão que motiva a escolha de concorrer a um concurso público, é os benefícios como a estabilidade profissional e o salário oferecido para atuação nos cargos disponíveis.

No entanto, não basta ir realizando inscrições para participar de qualquer concurso público que aparece, uma vez que pode acontecer de você conseguir a vaga de um cargo que não tem afinidade com o seu perfil, algo que em longo prazo pode ser prejudicial para o seu desempenho e até mesmo desenvolvimento pessoal. Além disso, pode acontecer de você descobrir sobre esse cargo somente no dia da posse do mesmo.

Mas, afinal, como saber qual o concurso público ideal para você? Confira a seguir as sete dicas para não errar na escolha.  

Identifique a sua afinidade com o setor público

Pensar que pode conseguir os benefícios que uma carreira em um cargo público proporciona é algo bom, no entanto, não ter o pé no chão e expectativas diferentes do que está a sua frente, poderá causar frustrações futuras.

A dica é analisar as diferenças que existem numa carreira em cargos públicos para a de cargos privados. Principalmente se você é uma pessoa que deseja novos desafios e crescimento no plano de carreira. É preciso definir o que te desperta a sua motivação e verificar os pontos negativos e positivos.

Esfera a qual deseja participar

No concurso público existem três esferas, sendo elas: Município, Estado e União.

Sabemos que o mais concorrido é o concurso federal, devido o alto salário e melhores benefícios, como exemplo, aposentadoria integral. Já nos cargos para Município, os salários não são tão atrativos, mas há mais concursos com vagas disponíveis.

No caso dos concursos públicos do Estado, fica no meio termo, uma vez que o número de greves relativas ao pagamento de salários são constantes devido às políticas do governo.

No entanto, para esses tipos de concurso podem ocorrer a necessidade de mudar de cidade ou estado. Os concursos federais possuem os campos de transferência, mas os do estado e município se restringem ao local.

Compreenda as áreas profissionais

Nos concursos públicos há seis áreas nas quais podemos atuar, sendo elas: Policial, bancária, fiscal, administração, institutos e tribunais, ambos com vagas para ensino médio completo, técnico e superior.

O ideal é pesquisar o que cada cargo exige do funcionário e se você se adapta a um deles. A escolha certa será importante para que tenha um norte nos estudos para prestar as provas, uma vez que as disciplinas exigidas são diferentes em certo ponto, obedecendo a uma lógica divisória.

Não se apegue somente a espera do novo edital

Após designar a esfera que deseja concorrer e avaliar as matérias que são cobradas na mesma, inicie seus estudos, não fique esperando a publicação do edital.

Muitas pessoas reclamam sobre a demora da publicação, se iniciar os estudos antes, já terá uma vantagem a frente. Se achar necessário avaliar o edital, pesquise o anterior e esclareça algumas dúvidas até a publicação do novo.

Planeje em longo prazo

Ninguém é aprovada de forma instantânea, uma vez que para conquistar um cargo ao realizar o concurso público é necessário estudar bastante e se dedicar. Portanto, tenha uma estratégia.

Se você vai prestar prova para área bancária, por exemplo, teste as provas em cargos do segmento. Comece pelos concursos menos concorridos e depois siga em frente, não se acomode e nem tente começara alto demais.

Atente-se ao que é cobrado nos concursos públicos

Quando realizar a escolha do concurso, deve ser sincero consigo mesmo. Se inscreva de acordo com o seu grau de escolaridade e área na qual se formou. Saiba que formações em pós-graduação, mestrado ou doutorado, possuem uma boa pontuação na seleção para provas que possuem importantes títulos.

Converse com pessoas que já passaram por essa experiência

Pessoas que já prestaram as provas para concursos públicos e já garantiram a aprovação, podem ajudá-lo a entender melhor o processo, escolha ideal e oferecer dicas valiosas. A ideia é visitar locais como repartições públicas para conversar com os servidores.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *