Como evitar as cólicas em recém nascidos?

O início dessas cólicas começam a ocorrer algumas semanas após o nascimento, e desaparecem com 5 a 6 meses de idade. Durante esses momentos, o bebê chora muito devido às dores abdominais. Freqüentemente, isso ocorre em horas, mais ou menos constantes, do dia ou da noite, ocorrendo mais comumente no fim da tarde ou à noite.

Mas o que causam essas cólicas?


Na verdade, não se sabe ao certo o que realmente causam essas cólicas, porém, existem alguns fatores que são associados à elas, como o tipo de alimentação e a condição física do bebê.


A região digestiva do bebê é ainda imatura quando ele nasce. Assim, ele só é capaz de digerir o leite materno. Qualquer outra substância pode lhe causar cólicas. Porém, é importante que as mães sigam uma dieta especial nesse período, pois qualquer alimento, bebida ou medicamento que elas ingerirem, vai diretamente para a composição do leite materno.


O sistema digestivo do recém-nascido tem dificuldade de digerir substâncias muito fortes ou apimentadas, além disso, substâncias que causam gás, também não são recomendadas. A mãe, ao alimentar-se, deve sempre se perguntar se o alimento que ela está comendo, também agrada ao paladar e a saúde do bebê.


O que a mãe deve fazer?


As mães que estão amamentando devem seguir um dieta bem suave, ingerindo, por exemplo, arroz, banana e mingau de aveia. Após 3 ou 4 meses, pode-se começar a ingerir comidas mais saborosas, pois o sistema digestivo do bebê estará mais maduro.


As mães devem evitar, também, comidas que causam gazes, como por exemplo: feijão, brócolis, ovos, cebola, repolho, couve-flor e rabanete. Os derivados de leite, laranja, limão, chocolate, tomate, café, refrigerantes e frutos do mar devem ser pouco consumidos, pois são comumente causadores de alergias.


Se a mãe, por algum motivo, não pode dar de mamar ao seu filho, o leite de vaca não é a melhor opção, pois é muito comum causar reações alérgicas em bebês. Por isso, uma boa opção, é o leite de soja.


O mais importante é que a mãe preste atenção em sua alimentação e como o bebê está reagindo à ela. Se ele está sentindo muita cólica, pense qual alimento pode estar causando isso e evite durante uma ou duas semanas. Observe o que acontece.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *