Como fortalecer o sistema imunitário naturalmente

O sistema imunitário defende o nosso corpo, principalmente contra as agressões externas. O sistema imunológico é um mecanismo complexo que atua através de muitos órgãos (chamados órgãos linfóides) em todo o corpo. O nosso sistema imunitário protege-nos constantemente contra doenças como a constipação, a angina, a gastroenterite e por vezes, doenças ainda mais graves como o câncer, por exemplo.

Aqui estão algumas dicas para fortalecer o seu sistema imunológico naturalmente é para evitar doenças.

 

Fortaleça o seu sistema imunitário exercitando regularmente

O exercício regular não só estimula a circulação, como também aumenta a resistência ao stress e fortalece o sistema imunitário. Um treino físico moderado de 30 a 45 minutos por dia ao ar livre é suficiente para impulsionar o seu sistema imunitário. Os esportes de enduro, como a corrida, a caminhada, a natação ou o ciclismo, são os mais adequados para este fim. Mas cuidado: demasiado desporto pode rapidamente degradar-se em stress negativo e enfraquecer temporariamente o sistema imunitário.

 

Tomar cuidado em comer bem

Cuidar do nosso sistema imunológico começa com os alimentos, 70% do nosso sistema imunológico está no intestino. Esta é a primeira barreira de defesa do nosso sistema imunitário, razão pela qual uma flora intestinal desequilibrada aumenta o risco de infecções.

A flora permite-nos tolerar e digerir bem os alimentos, algumas bactérias também estão ligadas à nossa produção de linfócitos T. Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular, eles destroem as células infectadas por um vírus, por exemplo. As nossas bactérias são seleccionadas e proliferam de acordo com a nossa dieta. Os alimentos que promovem uma microbiota saudável são alimentos fermentados, como soja, queijo, iogurte, pão, creme fresco, azeitonas, kefir, picles, etc.

As especiarias também ajudam a fortalecer o nosso sistema imunitário. O curcuma, um antioxidante muito poderoso, também tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas. Os antioxidantes do curcuma são mais facilmente assimilados pelo nosso corpo quando combinados-lo com pimenta preta e gengibre.

O alho também promove a digestão ao estimular a flora intestinal. O alho tem uma poderosa acção antibacteriana e antimicrobiana. Ele ajuda o corpo a se proteger contra infecções de origem viral ou bacteriana.

 

As folhas de chá verde contêm uma quantidade muito elevada de antioxidantes (flavonóides e polifenóis). De acordo com vários estudos, acredita-se que o chá verde melhora a atividade do sistema imunológico. Os chás verdes matcha e sencha japoneses são os chás com a maior quantidade de compostos antioxidantes.

 

Não estressar e dormir bem

Uma noite sem dormir é suficiente para enfraquecer o sistema imunológico, pois reduz a quantidade de uma certa família de glóbulos brancos. É também essencial tentar reduzir ao máximo o estresse que aumenta o nosso nível de cortisol (hormônio do estresse), que também está envolvido na redução das nossas defesas imunológicas. Da mesma forma, a falta de sono (menos de sete horas por noite), por exemplo, aumenta o risco de apanhar uma constipação. Devemos relaxar para facilitar o adormecimento e evitar de ter pensamentos negativos antes de adormecer.

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