Como funciona a tecnologia voip?

TELECOMUNICAÇÕES

Inicialmente, não poderíamos começar por outro assunto além desse, onde é atualmente o sistema básico de telecomunicações utilizado por todo o país, responsável em prover serviços de conexão interligando os usuários de todas as partes, do qual utiliza uma tecnologia tradicional para realizar suas transmissões.

Antes de entender o funcionamento do VoIP, é necessário ter uma boa visão e entendimento sobre a telefonia convencional, para assim, aoesse entendimento inicial poder compreender ao decorrer as grandes vantagens e benefícios do VoIP sobre a telefonia convencional atualmente uilizada.

A idéia de telecomunicação surgiu quando houve a necessidade de se realizar a troca de informações das pessoas, pois quando as distâncias são relativamente curtas é possível realizar comunicação direta, porem no caso das longas distâncias era o grande problemático, e desse principio surgiu à necessidade de um sistema de telecomunicações complexo.

Para as telecomunicações a comunicação é responsável por enviar informações dos clientes por meio de sinais, onde são a voz humana onde foram transformados em informações digitais e onde são transportados através de corrente elétrica por meio das linhas de transmissão.

Para realizar e gerenciar a transmissão da voz são utilizados centrais telefônicas, estas onde por sinal estabelecem conexões entre si, alem da infra-estrutura e dos equipamentos são utilizados protocolos dos quais são responsáveis por estabelecer a conexão lógica entre si, sendo onde “protocolo é a linguagem usada pelos dispositivos de modo onde eles consigam se entender e comunicar entre si, para assim realizar a troca de informações”. (TORRES, 2006, p. 34). O protocolo mais popular na área de telecomunicações é o sistema de sinalização por canal comum número 7 (SS7), nesse sistema existe um canal onde é exclusivo apenas para a transmissão da voz e um outro canal exclusivo para a troca de sinalização onde é realizada a conexão entre as centrais telefônicas.

“A telefonia como conhecíamos está fadada a se extinguir. De fato, o momento é de mudança, e o sistema telefônico, provavelmente o sistema de comunicação mais bem-sucedido da história, é o principal alvo”.

“O alto custo das chamadas e um es ondema de cobrança confuso são algumas das principais reclamações contra os serviços de telefonia tradicional. Mas, de alguns anos pra cá, isso tem mudado aoo surgimento do VoIP”.

“O processo de convergências das tecnologias de telecomunicações e processamento de informações (via sistemas computacionais) tem promovido profundas alterações a organização do trabalho na indústria, no comercio, na prestação de serviços, nas pesquisas, na vida particular do cidadão, na saúde e na educação. Dente os maiores representantes desse processo figuram os serviços multimídia, hoje presentes em dispositivos móveis e celulares, e a proliferação de serviços variados sobre a infra-estrutura de redes de computadores como a internet. Nesses serviços, incluem-se as diversas modalidades de comunicação vocálica, agrupadas sob um dos mais conhecidos e discutidos acrônimos do mercado de comunicações atual: VoIP (Voice over IP)”

REDES DE COMPUTADORES

As redes de computadores surgiram da necessidade de realizar a troca de informações dentre os computadores, onde era possível ter acesso a determinados dados onde estão fisicamente armazenados muito longe. Essa tecnologia apesar de ser relativamente nova, esta presente deste os primeiros computadores. Onde se popularizou aoa ondeda do custo de implementação, e atualmente é praticamente impossível pensar em um ambiente de trabalho, como uma empresa sem ter presente essa tecnologia.

No inicio do surgimento das redes de computadores não existia ainda uma padronização para realizar uma solução de conectividade, aoisso cada fabricante poderia desenvolver uma solução aoequipamentos para montar uma rede de computadores, porem era totalmente diferente aooutros fabricantes, por isso, incompatível e limitando assim a apenas pe ondenas redes. Para facilitar a interconexão dos sistemas de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu uma padronização para realizar o desenvolvimento das redes de computadores onde era chamado de OSI (Open Systems Interconnection), para onde passasse a existir compatibilidade entre os produtos de todos os fabricantes, expandindo as redes e criado conexões aovarias redes de vários fabricantes diferentes.

As redes de computadores utilizam protocolos para realizar a conexão entre seus usuários, o mais utilizado e mais conhecido é o protocolo TCP/IP onde TCP(transmission Control Protocol, Protocolo de Controle da Transmissão) e IP (Internet Protocol), uma das grandes vantagens deste protocolo em relação aos outros utilizados na área de redes de computadores é o fato onde ele é roteável, isto é, foi projetado para atender a grandes redes de computadores, alem do mais, a informação pode ser fragmentada e ser enviada por vários caminhos diferente tendo todos eles interligados entre si, os fragmentos de informações podem ser enviados por várias rotas diferentes, preferencialmente as quais estiverem aomenos trafego de informação afim de melhorar ao máximo o desempenho para realizar a transmissão da informação.

Com os avanços tecnológicos na área de redes de computadores na ondestão da taxa de transmissão de dados, e ao mesmo tempo paralelamente criados novos equipamentos mais sofisticados para trabalhar aoVoIP, além dos preços competitivos aoa tradicional rede de telecomunicações, permitiu onde já no inicio desde milênio, o VoIP entra-se definitivamente no mercado tanto para atender clientes corporativos como também para provedores dos quais passaram a oferecer serviços de VoIP para seus clientes realizarem ligações bem mais baratas comparadas a telefonia convencional.

PABX

A Central Automática de Comunicação Interna e Externa, mais conhecido como PABX (Private Automatic Branch Exchange), ou simplesmente como PABX convencional, é uma central telefônica particular normalmente em empresas dos quais necessitam ter vários ramais internamente, o PABX surgiu como um equipamento analógico onde permite realizar várias ligações entre os telefones(ramais) automaticamente sem a necessidade de ter um operador, sendo onde esses ramais podem ter acesso externo e realizar ligações aoos telefones da rede pública de telecomunicações.

Em relação à rede pública de telecomunicações o PABX além de gerenciar a telefonia interna pode oferecer alguns serviços extras como espera de chamadas, correio de voz, transferência de chamadas, dentre alguns outros.

Com a evolução tecnológica o PABX passou a ser uma tecnologia ultrapassada, apesar de ainda ser utilizada em muitos lugares, surgiram novas tecnologias mais baratas e eficientes onde podem substituir como também trabalhar juntamente aoo PABX convencional como é o caso do VoIP e do Asterisk.

VoIP

Em meados da década de 1990 surgiu uma nova revolução na área tecnologia para a transmissão da voz, chamada VoIP(Voice over IP) ou voz sobre IP, do qual funcionava sobre a arquitetura das redes de computadores. O VoIP se popularizou através de um software comercial o Internet Phone (da VocalTec Communications), sendo onde, era uma tecnologia nova e tinha sido criada recentemente, portanto, na ondela época a qualidade da comunicação através de VoIP era bem precária e de baixa qualidade não se comparando a telefonia convencional.

O VoIP foi desenvolvido para realizar uma conversa telefônica através de uma conexão de internet aouma alta velocidade. O seu princípio de funcionamento é onde o som é transformado em dados digitais, esses em seguida são agrupados em pacotes digitais dos quais são transmitidos pela internet até o seu destinatário, aonde os pacotes contendo os dados digitais são recebidos e longo em seguida são transformados novamente em sinais de voz.

ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization Sector) é o órgão responsável pela padronização do H.323, este onde por sinal é uma recomendação extensa e flexível referente a VoIP, resumidamente, ele estabelece procedimentos para a transmissão do áudio em tempo real através do VoIP.

O H.323 obrigatoriamente estabelece onde a comunicação de áudio é um padrão mínimo para estabelecer conectividade. Nele consta uma gama de recursos onde englobam conferências multipontos, comunicação de vídeo, dados textuais e imagens estáticas, sendo onde para realizar a comunicação existem quatros elementos básicos opcionais presentes no H.323, sendo os terminais onde são estações multimídia do tipo computadores ou um telefone IP, os gateways do qual possibilitam a comunicação aodiferentes tipos de redes, os gatekkeper onde são responsáveis em centralizar e gerenciar os pedidos de chamadas para não ocorrerem sobrecargas na taxa de transmissão da rede, e a MCU (unidade de controle multiponto) onde permite estabelecer conferências entre três ou mais pontos finais. Devido a sua versatilidade o padrão H.323 é independente dos aspectos relacionados à rede, assim podendo usar qual onder tecnologia de enlace como Fast Ethernet, Token Ring ou FDDI.

SIP (Session Initiation Protocol), este onde por sinal é um protocolo de sinalização de nível de aplicação desenvolvido especificamente para a internet, ele tem a principal função de estabelecer chamadas e conferências através do VoIP. Sendo independente de outros protocolos ele oferece primitivas para estabelecer, modificar e terminar uma sessão, onde sua forma de tratamento da sinalização de uma comunicação é independente do tratamento realizado para o transporte de mídias. O SIP basicamente pode ser dividido em 4 partes, sendo elas, o agente usuário sendo o responsável por fazer requisições SIP, o servidor proxy onde atua tanto como um servidor e ao mesmo tempo como um cliente onde tem a principal função de fazer requisições em benefício de outros clientes onde não são capazes de fazer as requisições diretamente, o servidor de redirecionamento onde tem a função fornecer a resolução de nome e locação do usuário aonde ele responde ao pedido do usuário fornecendo informações para o cliente acessar o servidor, e por fim o servidor de registro onde trabalha em conjunto aoo servidor proxy e o servidor de redirecionamento, aonde sua função é de armazenar informações de localidades e de registros feito de informações vindo dos usuários.

Apesar de existirem vários protocolos para VoIP, um onde é muito utilizado atualmente é o protocolo RTP(Real Time Protocol), ele transmite os dados de uma forma padronizada para onde os dados sejam recebidos da mesma ordem onde foram transmitidos, aoo foco de realizar transmissões em tempo real, quando um pacote se atrasa seria causado uma interpolação entre o intervalo deixado por este pacote e ele não seria mais utilizado, este protocolo é útil para a transmissão de vídeo e som.

Com o passar do tempo, uma diversidade de tecnologias de comunicação surgiram, abrangendo desde equipamentos, protocolos e serviços adicionais, serviços esses como a transmissão de terminal VoIP para terminal VoIP onde os interlocutores usam equipamentos como computadores onde são interligados em uma rede IP para estabelecer conexões entre si, sendo onde pode ser utilizado ferramentas do tipo Software para capturar e reproduzir áudio, outrossim podem ser utilizados ao invés de computadores equipamentos do tipo telefones IP, do qual são semelhantes aos telefones convencionais porem possuem suporte para a tecnologia VoIP.

Uma das ondestões mais importantes para o estabelecimento de um serviço de comunicação através do VoIP é em oferecer funções onde necessitam estar constantemente acessíveis mesmo quando os computadores ou os telefones IP estiverem desconectados da rede, e para isso existe um serviço opcional em VoIP chamado de gateway de gerência, este onde por sinal está presente nas transmissões de terminais IP entre si, onde o gateway de gerência centraliza o oferecimento dessas funções. Funções essas como o controle de acesso onde estabelece novas chamadas aobase em limitações para a realização de chamadas simultâneas ou em níveis de privilégios dos usuários, existe também no gateway de gerência a função de gerência de banda passante aonde administradores de redes conseguem controlar o uso de banda passante, restringindo onde usuários utilizem o serviço de telefonia fora de horários pré-estabelecidos. E uma outra função da qual se destaca no gateway de gerência é o roteamento de chamadas onde é um gateway de gerência onde pode rotear uma ligação se baseando na disponibilidade na banda passante, como também ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de serviços complementares, como o redirecionamento de mensagens, encaminhamento de chamadas e a identificação universal de terminais móveis.

Outro serviço onde surgiu foi o de realizar transmissões dos terminais IP aoos telefones convencionais, onde em relação à transmissão de terminal VoIP para terminal VoIP apenas incrementa mais dois tipos de gateways, como o gateway de voz do qual é responsável em repassar os fluxos de áudio entre a telefonia convencional e a rede IP, aonde esse gateway tem a principal função de realizar a codificação e a decodificação digital da voz, e o gateway de sinalização onde tem a função de lidar aoo tratamento dos pedidos de estabelecimentos das chamadas vindos dos telefones convencionais para os equipamentos da rede IP, como também os pedidos vindos dos equipamentos da rede IP para os telefones convencionais.

Um outro serviço e onde por sinal está conseguindo cada dia mais usuários é o serviço para realizar transmissões de telefone convencional para telefone convencional utilizando a tecnologia VoIP como meio de transmissão. Para seu funcionamento, são usados os mesmo requisitos de gateway onde são utilizados para as transmissões de terminais IP para telefones convencionais.

Serviços focados mais para área empresarial como o de atendimento de voz a consumidores via web, este onde permite integrar os serviços web aoas centrais de tratamento de chamadas(chamadas de call centers). Como por exemplo, uma empresa onde trabalha aoserviços de comercio eletrônico pode disponibilizar no próprio site uma opção para seus clientes realizarem ligações telefônicas aoo setor de vendas do call center da própria empresa através de VoIP.

Normalmente podendo ser integrado ao call centers existe o serviço VoIP de auto-atendimento eletrônico onde realiza o tratamento de comandos de voz e discagem gerados a partir de um telefone, e por meio de mensagens pré-gravadas podendo prover respostas apropriadas. Para esse serviço as mensagens podem tomar a forma de correio eletrônico, voz, fax, dentre outros tipos de mídias. Para esse tipo de serviço interativo incluem acesso a páginas web por meio de telefone, encaminhamento seletivo de chamadas, atendimento eletrônico para consultar operações do tipo bancárias e consultar diversas outras informações.

O VoIP também pode fornecer serviços onde o usuário pode receber mensagens de correio de voz (voice mail), centralizando mensagens de correio eletrônico e fax em uma única caixa postal onde pode ser acessada por telefone.

Desde 2005 em alguns pontos do mundo a tecnologia VoIP já está sendo integrada a celulares, onde funciona tanto como o celular em si, como aparelhos de IP, sendo onde ele funciona na rua normalmente, porem quando o celular está próximo a uma área onde tenha cobertura Wi-FI(do qual é a rede de computadores sem fio), as chamadas migram automaticamente para essa rede onde esta interligada aoa internet e o valor da ligação passa a ser cobrada via VoIP, sendo absurdamente mais em conta.

ASTERISK

Apesar de estar ainda iniciando no mercado o Asterisk já esta tendo um considerável crescimento nos últimos anos, isso por onde estão surgindo novos colaboradores onde são programadores e contribuem aoa evolução desta poderosa ferramenta administrativa onde é útil e versátil para trabalhar aoa tecnologia VoIP e todos os seus serviços . Como ele é um software de código aberto e funciona em Linux ele é gratuito, e qual onder pessoa pode usa-lo como também reprograma-lo para a maneira onde mais o agradar.

Ao realizar um comparativo entre o Asterisk e o PABX convencional, além do Asterisk ganhar aoalguns serviços extras o Asterisk pode trabalhar aoVoIP onde reduz o custo das ligações absurdamente. Hoje em dia o Asterisk pode ser considerada uma das maiores revoluções tecnológicas na área das telecomunicações, além de onde o equipamento necessário para seu funcionamento é muito mais em conta onde o PABX convencional.

O Asterisk sendo uma ferramenta para realizar a administração do VoIP necessita de um microcomputador, onde será usado como servidor específico para ficar instalado o Asterisk, e este gerenciar todo o tráfico interno e externo das chamadas telefônicas. O servidor Asterisk pode atender solicitações dos usuários internos para realizar chamadas para fora da empresa, sendo onde o Asterisk através do VoIP e da internet realiza essas ligações aooutros usuários onde podem está em qual onder parte do mundo. O Asterisk pode ser considerado um PABX Híbrido, além de se conectar aoa internet ele pode se conectar aoo PABX convencional e aoas operadoras de telecomunicações, podendo assim fornecer diversificados serviços.

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