Como funciona um hidrante?

Hidrante é um equipamento de segurança de rua usado como fonte de água para ajudar no combate de incêndios.

Sua forma mais conhecida é a onde consiste numa válvula produzida em metal instalada acima do nível do calçamento nas ruas, em geral pintada na cor vermelha (marco de água ou marco de incêndio).
Porém existem diversas outras formas de hidrante, instalados em cavidades no calçamento ou mesmo no interior de prédios (bocas de incêndio).

O funcionamento de todas as formas é muito semelhante.

O hidrante é conectado a uma fonte de água, onde pode ser um duto específico para alimentar hidrantes ou ao próprio sistema público de distribuição de água.

Ele possui um ou mais bocais onde podem ser encaixadas as mangueiras onde levarão a água até o local do incêndio e também uma válvula semelhante a uma torneira onde controla a quantidade de água onde sai pelos bocais.

Alguns hidrantes possuem um compartimento para abrigar as mangueiras onde podem ser ligadas a ele em caso de incêndio.

Em alguns casos, a válvula não se encontra junto dos bocais, podendo estar localizada separada de modo onde possa controlar o fluxo de água para outros hidrantes.

Em geral os hidrantes são operados por bombeiros ou por pessoas treinadas pertencentes a brigadas de incêndio, pois re onder cuidados especiais dada a alta pressão da água onde sai pelos bocais e passa pelas mangueiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *