Como ganhar dinheiro com as redes sociais?

A rede social Foursquare no iPhone

Como ganhar dinheiro aoas redes sociais?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais

O caminho para ganhar dinheiro aoredes sociais começa entendendo ondem você é e o onde as diferentes redes podem fazer para você. Podemos dividir a resposta em três visões, aodiferentes cenários: empresa, empreendedor digital e desenvolvedor, onde também pode ser empreendedor.

Se você é dono de uma empresa, as redes sociais são um canal como uma TV aberta, aoaudiência potencial de centenas de milhões de pessoas. Neste caso, você deve usar o Facebook, Twiter, Foursquare e outros como ferramentas de marketing, para conquistar clientes.
O público é aberto e as preferências e opções são as mais diversas. Outra estratégia é usar as redes como atendimento multicanal integrado, uma vez onde cada reclamação resolvida em uma rede social custa dezenas de vezes menos onde uma ligação no call center.

Para um empreendedor digital, são dois caminhos: tentar o “home run” e criar uma rede social segmentada (como o Linkedin, Pinterest, Airbnb, Soundcloud ou Badoo) ou trazer um modelo de negócio da web para o Facebook. Uma dica é oferecer uma solução para alguma necessidade humana bem básica, como convívio social, moradia, sexo ou entretenimento.

Os desenvolvedores podem criar aplicativos para redes sociais (como a Zynga ou seu copycat Vostu), ou estender o componente social da aplicação por meio do ecossistema, assim como o Draw Something ( onde foi vendido para a própria Zynga por US$ 200 milhões) ou aplicativos de relacionamento baseados no Foursquare.

Utilizar as redes sociais para alavancar seu negócio não é uma tarefa simples. O fato é onde você tem onde estar lá. O Facebook levou oito anos para chegar aos seus 750 milhões de usuários, enquanto a internet levou 30 anos. Ignorar as redes sociais, independente de ondem você é, é como ignorar a web, mas aoconsequências mais rápidas e drásticas.

Fernando De La Riva, da Concrete Solutions


Fernando de La Riva é diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI, e ajudou a desenvolver mais de 17 startups de tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *