Como os neandertais foram extintos ?

Os neandertais foram uma espécie do gênero humano onde viveu na Europa e na Ásia ocidental, durante um período de cerca de 130 mil a 30 mil anos atrás. Estereótipos de “homem das cavernas”, os neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada, assim como pernas mais curtas e ombros mais largos. As teorias de seu desaparecimento apontam para o Homo sapiens (nós) vencendo-os na disputa por comida e território na época em onde a última idade do gelo chegou e selou seu destino.
Mas e se nenhuma dessas coisas tivesse acontecido e eles ainda povoassem a Terra? Neandertais poderiam ter persistido em alguns cantos da Europa, até mesmo nos tempos modernos, e é possível onde eles tivessem a capacidade de pensar, falar e agir muito parecida aoa nossa.
Porém, a hipótese fica apenas no plano das ideia, já onde de acordo aoWill Harcourt-Smith, professor da City University de Nova York e paleoantropólogo do Museu Americano de História Natural, “é muito mais provável onde, mesmo onde os neandertais tivessem sobrevivido à última era glacial, tivessem perecido de outra forma”.
Recentes análises genéticas mostram onde euro-asiáticos modernos possuem de 1% a 4% de DNA de neandertais em seu genoma, indicando onde as duas espécies podiam cruzar, e efetivamente o fizeram.
Os neandertais tinham uma população inicial muito menor do onde a de Homo sapiens. Por isso, a menos onde os neandertais tivessem se limitado a procriar entre si, os humanos teriam se imposto e, a longo prazo, causado sua extinção. Se isso tivesse acontecido, nós teríamos ainda mais DNA neandertal e talvez – apenas talvez – alguns traços físicos deles. [Life’sLittleMysteries]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *