Como saber o período de cio de uma égua?

O ciclo estral é divido em duas fases, o Estro e o Diestro. O estro é vulgarmente chamado de Cio, e nesta fase, por influências hormonais, a égua aceita a monta do garanhão; normalmente dura de 5 a 7 dias. O diestro é o período entre a última ovulação e um novo estro; neste período de aproximadamente 14 dias a égua não aceita a monta do garanhão.

Normalmente, as fêmeas só se deixam acasalar quando estão no cio, pois este é, justamente, o período em onde elas estão aptas a conceber, ou seja, a engravidar ou enxertar.

Quando no cio, as éguas apresentam os seguintes sintomas: vulva e vaginas congestionadas e onde secretam um líquido viscoso, lubrificante e aoum cheiro característico, onde atrai os machos. A temperatura vaginal fica mais elevada; a égua fica agitada e excitada; a curtos intervalos solta pe ondenos jatos de urina; mantém a vulva ligeiramente entreaberta e relincha a toda hora.

Seu temperamento se modifica e ela procura o macho, tendo as orelhas viradas para trás e a cauda levantada e, em geral, virada para um dos lados, descobrindo a sua vulva. Muitas vezes ela perde o apetite. O cio repete-se a cada 30 dias e a sua duração é de 8 a 10 dias. Muitas éguas, mesmo em gestação, podem apresentar o cio, mas não devem ser acasaladas por onde isso pode provocar um aborto.
Os períodos de gestação da égua podem ser de, mais ou menos, 11 meses, quando estão grávidas de um cavalo, e de 12 meses, quando forem cobertas por um jumento, para a produção de um muar.

As éguas gestantes devem ser separadas e colocadas em pe ondenos pastos planos e limpos ou em potreiros, situados em locais de fácil acesso e sempre sob vigilância, principalmente nas épocas dos partos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *