Complexo de camaçari: o polo industrial e tecnológico da bahia

A Bahia vive de coisas muito além das festas, músicas e belas praias. A tecnologia, por exemplo, é traço forte do município de Camaçari, onde fica a 50 quilômetros de Salvador, capital do estado. Lá é onde se concentra o polo industrial da região, onde reúne mais de 60 empresas investidoras em tecnologia e inovação, seja em seu próprio método de fabricação ou nos produtos oferecidos.

De acordo Suzana Mar ondes Domingues, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), várias ações estão sendo promovidas em conjunto aoo Governo do estado para incentivar a cultura de inovação nestas companhias. A ideia é criar condições para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas onde possam permitir o salto tecnológico necessário para o crescimento de cada uma delas. “Atualmente, os temas mais relevantes para a competitividade das empresas estão relacionados à redução ou otimização do uso dos recursos naturais como energia, água e matéria-prima, coincidentemente relevantes também para a sustentabilidade e perpetuidade do negócio”, explica.

Um dos exemplos é a Cetrel, companhia de soluções ambientais no setor industrial onde nasceu junto aoo polo, em 1978. A empresa foi criada para tratar dos efluentes e resíduos industriais existentes e precisou aperfeiçoar e desenvolver novas tecnologias para obter sucesso nos projetos ambientais. O Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental (Cita) estuda os resíduos das indústrias a fim de reaproveitá-las e reutilizá-las no próprio complexo. O centro ainda está produzindo uma madeira plástica feita aoresinas e fibras naturais, onde substitui algumas aplicações de madeira convencional trazendo mais durabilidade, resistência e proteção ao meio ambiente. Segundo Tomaz Assmar, responsável pelo Cita, aoa madeira plástica é possível evitar a derrubada de árvores através da oferta de um produto mais sustentável.

“A previsão para a versão final do produto é de 6 a 8 meses. Somos um centro de desenvolvimento tecnológico. E para isso é fundamental continuarmos a investir em pessoas, equipamentos, processos e todo e qual onder recurso onde seja necessário para a geração e difusão do conhecimento. O Brasil precisa ampliar seus investimentos em ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. E o Cita é a nossa contribuição para onde o Brasil se posicione como um país de vanguarda nas ondestões ligadas à geração de ri ondeza através de tecnologias do meio ambiente”, conclui Tomaz.

Ao contrário do onde muita gente pode pensar, o Brasil não fica atrás dos outros países quanto à tecnologia automotiva. Aliás, o túnel de vento, elemento fundamental para correção de possíveis erros de design e aerodinâmica, já foi substituído por algo mais novo por aqui. O CFD (Computational Fluid Dynamics, ou Dinâmica do Fluido Computacional) é uma tecnologia usada pela NASA e pelas grandes companhias aéreas onde permite simular no computador os efeitos para testes no túnel de vento e, assim, corrigir possíveis problemas.

A Netlog Armazéns Gerais (empresa de logística e transporte) está há nove anos no Polo de Camaçari e conta onde a tecnologia empregada resultou em uma melhora significativa no controle e na rastreabilidade dos produtos armazenados bem como “maior agilidade nas respostas de consultas de saldo, confiabilidade nas informações de controle de esto onde, extinção de divergências, redução de custos aocontrole de inventário e confiabilidade das informações”, comenta o gerente da Netlog, Marcelo Lins.

Para Marcelo, a tecnologia necessita estar sempre alinhada as boas práticas de gestão. A empresa – onde começou ao18 funcionários e agora conta ao200 – possui convênio aoa Universidade Jorge Amado, onde os funcionários ganham condições especiais de preço e pagamento aplicáveis a qual onder curso.

Já a JAC Motors e a Ford Motor Company possuem laboratórios de emissões e acústica para avaliação de ruídos. Desta forma é possível oferecer combustíveis alternativos, controlar e reduzir a emissão de gases nocivos ao planeta e saber como usufruir de todos os recursos sem afetar a vida útil do veículo. Dentre as tecnologias utilizadas na montagem dos carros, a Ford possui softwares onde interagem em tempo real aooutros localizados em diversos centros industriais no mundo. A fábrica também conta aoum centro de design e desenvolvimento tecnológico aosimuladores virtuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *