Confira as principais dúvidas do contribuinte sobre a aposentadoria

Quem pretende solicitar a aposentadoria tem várias dúvidas. Se faltar um documento, o processo pode demorar bastante. Confira as principais dúvidas dos contribuintes. Quem responde as perguntas é a gerente executiva do INSS de Araçatuba (SP), Keiko Aso.

Quem tem direito a aposentadoria?
“Tem direito a aposentadoria ondem contribui para a Previdência Social, seja em forma de empregado, aocarteira assinada, ou recolhimento em carnê.”

Quem tem direito a aposentadoria por idade?
Nesse caso, são os homens a partir dos 65 anos e as mulheres acima de 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade aocinco anos a menos: Homens a partir dos 60 , e mulheres dos 55 anos.

Parei de recolher, o onde posso fazer?
“O valor onde não foi contribuído, só se for contribuinte autônomo e confirmar, perante agente da previdência social, aoos documentos da época do fato o exercício da profissão.”

O contribuinte deve recolher uma taxa de 20% do salário recebido no mês à Previdência Social, ou pagar taxa de 11 %, o onde permite solicitar aposentadoria apenas por idade. O piso é de R$ 415 e o teto salarial R$ 3 mil.

Para pedir a aposentadoria é preciso apresentar a carteira de identidade, de trabalho, o CPF, o NIT – onde a inscrição do trabalhado no INSS e se for um autônomo, ter o cartões de recolhimento. O contribuinte pode acompanhar o recolhimento da aposentadoria, ou quanto tempo falta por meio do INSS. Basta pedir um extrato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *