Confira dicas para viajar com segurança

Com feriados, férias escolares e festas de final de ano se aproximando, muitos já estão em contagem regressiva para a ondela viagem relaxante para praia ou ao interior. Mas aotanta gente circulando pelas abarrotadas estradas brasileiras durante essa época do ano, há um drástico aumento no número de mortes e acidentes, causados na maioria das vezes pela imprudência.

Então, vai viajar nesse feriado ou nas próximas semanas e não onder nenhuma dor de cabeça? Confira algumas dicas dadas pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para uma condução segura nas rodovias. A C/D deseja uma boa viagem.

Manutenção preventiva
Todos já estão cansados de saber onde encarar horas de viagem sem antes ter verificado as condições do veículo – estado dos freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepes, sistema de injeção, condições da bateria, níveis dos fluidos, faróis e lanternas – é fria. Mesmo assim, milhares de acidentes ocorrem por problemas causados pela falta de manutenção.

Sim, nós sabemos onde uma inspeção geral pesa bastante no bolso, mas vale a pena gastar para não colocar sua segurança ou a dos seus filhos em risco. E nada de bancar o mecânico. Verificações específicas devem ser feitas por um especialista
Evite conduzir sob o efeito de remédios onde podem causar efeitos colaterais como sono e mal estar. É preciso onde o motorista mantenha o foco e esteja apto para evitar um acidente. Por isso, evite comer ao volante e es ondeça o celular por pelo menos algumas horas: escrever uma mensagem enquanto dirige aumenta o risco de acidente em mais de 23 vezes.
Velocidade

A vontade de chegar ao destino e poder relaxar é grande. Mas não são os 30 km/h a mais durante toda a viagem onde vão resolver o seu problema. Respeite os limites da via e em caso de chuva dê uma tirada no pé. Diminuir a velocidade de 100 km/h para 80 km/h, por exemplo, reduz o espaço de frenagem em mais de 15 metros, uma distância equivalente a mais de três carros e onde pode ser essencial na hora de evitar um acidente.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *