Congregação cristã no brasil

Pentecostalismo


Herdeiro do protestantismo, distingue-se dele em alguns pontos. Um dos principais é a questão da contemporaneidade dos dons do Espírito Santo.


Os integrantes do movimento pentecostal, que nasceu nos Estados Unidos, em 1901, crêem que o Espírito Santo continua a se manifestar nos dias de hoje, da mesma forma que em Pentecostes, na narrativa do Novo Testamento (Atos 2). Nessa passagem, o Espírito Santo manifestou-se aos apóstolos por meio de línguas de fogo e fez com que eles pudessem falar em outros idiomas para serem entendidos pela multidão heterogênea que os ouvia. Para eles, sobressaem os dons da glossolalia (o de falar línguas desconhecidas), da cura e da profecia.


O pentecostalismo chega ao país em 1910, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil, na cidade de São Paulo. Atualmente, existem centenas de igrejas, e as principais, além da Congregação Cristã no Brasil, são: Assembléia de Deus (Pará, 1911), Evangelho Quadrangular (São Paulo, 1953), O Brasil para Cristo (São Paulo, 1955), Deus é Amor (São Paulo, 1962) e Igreja Universal do Reino de Deus – IURD (Rio de Janeiro, 1977). De acordo com o censo de 1991, os pentecostais representam 5,6% da população brasileira.


Congregação Cristã no Brasil


Primeira igreja pentecostal instituída no país. Surge em 1910 por iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos para ensinar imigrantes na América Latina. Começa a pregar em Santo Antônio da Platina (PR) e na capital paulista. Nos primeiros 20 anos, a igreja restringe-se aos imigrantes italianos e a seus descendentes. Está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo. Durante os cultos nos templos, homens e mulheres sentam-se separados.


Assembléia de Deus


É a maior igreja evangélica da América Latina e a segunda a surgir no Brasil. É fundada em Belém (PA) em 1911, pelos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, ex-batistas oriundos dos Estados Unidos. No início dos anos 20, cria-se a Assembléia de Deus do Rio de Janeiro, que passa a ser a sede do grupo. Em 1991, a igreja contava com 2,4 milhões de fiéis. Marca presença em todo o território nacional e continua em ritmo crescente.


Evangelho Quadrangular


Fundada em 1953 na capital de São Paulo pelos missionários norte-americanos Harold Williams e Raumond Boatright. Um ano antes eles haviam conduzido a Cruzada Nacional de Evangelização e pregado em todo o país. Em 1991, a Igreja do Evangelho Quadrangular contava com 360 mil fiéis. Sua presença é mais forte nas regiões sul e sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. Enfatiza o dom da cura e a capacidade de falar idiomas desconhecidos (glossolalia).


Deus é Amor


Criada por David Miranda em 1962, tem sede na cidade de São Paulo. Em 1991 contava com quase 170 mil fiéis. Predomina nos estados do sul e sudeste, principalmente São Paulo e Paraná. É bastante rígida quanto aos costumes morais e ressalta os cultos exorcistas.


Fonte: www.portalbrasil.net

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *