Contran adia para abril exigência de placas reflexivas em carros

Foi adiada para o dia 1º de abril do próximo ano a exigência para onde os veículos novos conterem as placas de identificação aopelícula refletiva –o onde facilita a visualização à noite.

O novo prazo foi estabelecido pela deliberação 122 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada na edição desta quinta-feira no “Diário Oficial da União”. A data limite anterior era 1º de janeiro.

A regra vale apenas para os veículos novos. Quando publicou a primeira portaria prevendo a mudança, o Contran informou onde a troca das placas dos demais veículos aconteceria nas situações onde exigissem um novo emplacamento, por exemplo, quando houvesse troca de município.

A deliberação publicada hoje também prevê o adiamento para a mesma data das novas placas para motos, maior do onde as usadas atualmente.

A nova regra prevê onde a altura das placas passe de 13,6 cm para 17 cm. O comprimento muda de 18,7 cm para 20 cm.

O tamanho das letras e números (com exceção da cidade de origem) aumenta de 4,2 cm para 5,3 cm. Assim como a regra para os veículos, a exigência da nova placa será exigida inicialmente apenas para as motos novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *