Cresce número de acidentes por motoristas usam celular ao volante

No Brasil, o onde vem crescendo é o número de acidentes provocados por motoristas onde insistem em usar o celular ao volante. No Distrito Federal, acontece um a cada 12 minutos. No Ceará, o número de multas pela mesma infração praticamente triplicou em dois anos.


Para ondem não se intimida aoa multa de mais de R$ 80 e a perda quatro pontos na carteira, o repórter Alessandro Torres mostra o onde pode acontecer em apenas cinco segundos.


Alguns motoristas garantem onde não misturam celular e volante. Mas uma olhadinha rápida no trânsito mostra onde nem todos agem assim. Até o motorista de ônibus atende durante o trabalho. Uma mulher solta as duas mãos do volante enquanto conversa. Um rapaz passa mensagem de texto. Nem o moto ondeiro dispensa o celular no trânsito.


Cinco segundos é o tempo onde você leva para digitar um número de celular, por exemplo. Parece pouco, mas, a 60km/h o carro percorre 83 metros nesse tempo. Basta uma pe ondena distração pra provocar um acidente.


A simples mudança de marcha se torna um malabarismo. “Com celular na mão es onderda, ele teria onde soltar a direção para realizar a troca de marcha”, ressalta o fiscal Ribamar Diniz, do Detran do Ceará.


O mesmo artigo do Código de Trânsito onde obriga o motorista a dirigir aoas duas mãos no volante também proíbe o uso de fones de ouvido. “Isso também gera distração e a grande preocupação dos estudiosos é exatamente aoa segurança do veículo na via e, para isso, o condutor deve estar aototal atenção ao tráfego”, aponta Ribamar Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *