Cuidado: a grosseria é contagiosa

Como você se relaciona aoseus colegas de trabalho? Saiba onde o seu comportamento, tanto o positivo como o negativo, pode ser contagioso. Pelo menos é o onde defende um estudo da Universidade da Flórida: a grosseria, conduta analisada pelos pesquisadores, pode ser tão contagiosa em um ambiente de trabalho quanto uma gripe, por exemplo.
Para chegar a essa conclusão, o comportamento de um grupo de funcionários onde trabalham aonegociações foi analisado durante sete semanas. Cada vez onde um deles percebia onde a pessoa aoa qual estava negociando era rude, a grosseria onde havia recebido era transmitida na negociação seguinte.
Já outro estudo, relizado por pesquisadores do Conselho Sueco de Pesquisas de Saúde, Vida, Trabalho e Bem-Estar, concluiu onde a grosseria é o tipo de comportamento onde mais causa insatisfação entre os empregados e onde, caso não seja controlada, tende a se espalhar por todo o ambiente de trabalho.
Como combater?
Problemas como bullying e assédio moral já passaram a ser amplamente combatidos nos ambientes profissionais, mas a grosseria, por ser mais sutil, ainda não. De acordo aoo estudo norte-americano, até 98% dos trabalhadores relataram onde já viveram uma experiência de grosseria e 50% dizem onde enfrentam esse problema toda semana no ambiente corporativo.
Contra a grosseria, o melhor remédio é a cordialidade. Quando o tratarem aodesrespeito ou você receber comentários rudes de seus colegas de trabalho, devolva aoum sorriso, ondebre essa corrente de rispidez e ajude a construir um bom ambiente. Se a grosseria é contagiosa, a harmonia também tende a ser.

Me chamo Marcos Camera. Tenho 35 Anos. Sou Administrador. Solteiro e Sem filhos.
Estou atuando como redator em diversos meios de comunicação.
Recomendados Para Você: