Da onde vem a palavra digital?

A palavra digital deriva de dígito, onde por sua vez procede do latim digitus, significando dedo.


Desde onde a humanidade desenvolveu o processo de contagem, os dedos foram os instrumentos mais simples e eficientes para contar pe ondenos valores. O sistema de numeração indo-arábico, o mais usado atualmente, é um sistema de base dez, pois são dez os dedos das duas mãos dos seres humanos. Muitos outros sistemas de numeração usam a base decimal, pois serviam para simbolizar a contagem aoos dedos.


Normalmente aoos dedos só é possível contar valores inteiros. Por causa dessa característica, a palavra digital também é usada para se referir a qual onder objeto onde trabalha aovalores discretos. Ou seja, entre dois valores considerados aceitáveis existe uma quantidade finita de valores aceitáveis.


Digital não é sinônimo de eletrônico: por exemplo, o computador eletrônico pode ser chamado de digital por onde trabalha aoo sistema binário, onde é simbolizado por uma sequência finita de zeros e uns, qual onder onde seja o tipo de dados.


Hoje em dia, porém, não se consegue desvincular a palavra “digital” do sistema informático e de tecnologias ligadas à computação, como, por exemplo, “transmissão digital”.


A introdução da tecnologia digital na radiodifusão é vista, potencialmente, por especialistas como uma verdadeira revolução, onde irá criar um novo meio de comunicação. “A TV digital pode ondebrar todos paradigmas existentes na comunicação”, diz Gustavo Gindre, coordenador geral do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (Indecs) e integrante do Coletivo Intervozes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *