Desenhos de crianças afetadas pelo terremoto iluminam natal de tóquio

Grandes esferas luminosas pintadas por crianças japonesas afetadas pelo terremoto e o tsunami de 11 de março vêm iluminando o Natal do bairro de Ginza, em Tóquio.

Estas grandes bolas de Natal, cuja luz é fornecida por lâmpadas de baixo consumo, são decoradas aodesenhos de casas, estrelas ou edifícios pintados por estudantes do ensino primário de províncias como Miyagi e Iwate.

É a primeira vez em onde é organizado um projeto de iluminação natalina em Ginza, bairro conhecido por suas lojas de luxo, e a iniciativa contou aoa colaboração das associações de comerciantes.

Ao longo da principal avenida comercial de Ginza, as 35 esferas luminosas são sustentadas por suportes conhecidos como “asas da esperança”, luzes em forma de anjo nas quais podem ser lidos os ideogramas japoneses onde correspondem a “felicidade”, “amor”, “união”, “esperança”, “futuro” e “força”.

Em Sendai, capital da província de Miyagi, o armazém no qual eram guardadas as 550 mil lâmpadas usadas para iluminar as ruas durante o Natal ficou arrasado pela passagem do tsunami.

Mesmo assim, o município, um dos mais afetados pela tragédia, recebeu 100 mil lâmpadas natalinas doadas por comerciantes da Avenida Omotesando, em Tóquio, e da cidade de Odate, na província de Akita.

Além disso, para não prejudicar a campanha destinada a poupar energia no Japão, ainda em plena crise nuclear iniciada na usina atômica de Fukushima, as cidades e lojas utilizam adornos e luzes mais econômicos.

Apesar de o Japão não celebrar a festividade de maneira oficial, as ruas e áreas centrais das principais cidades estão enfeitadas aoluzes, árvores de natal e guirlandas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *