Dia mundial de combate a tuberculose

A Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) promove, em 24 de março, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, uma ação aoo objetivo de alertar a população sobre a gravidade da doença, segunda causa de morte por agente infeccioso mais comum no mundo — a primeira é a AIDS. Para isso, a entidade realizará uma palestra e distribuirá folhetos em frente a sua sede, na Avenida Mem de Sá, 197 – Centro.

“A incidência de tuberculose diminuiu 16% desde 1999, de acordo aoa Organização Mundial de Saúde, mas ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Embora seja prevenível e tratável, a falta de conhecimento muitas vezes atrasa a procura pelo médico e, conse ondentemente, facilita a disseminação do problema ou agrava o quadro”, informa a infectologista e presidente da SMCRJ, Marilia de Abreu Silva.

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), é transmitida por meio das gotículas eliminadas na respiração, espirros ou tosse. Os principais sintomas são tosse por mais de duas semanas, febre, sudorese, dor no peito, emagrecimento e, em casos avançados, escarro aosangue. O pulmão é o órgão mais afetado, porém, intestino, rins e ossos também podem ser cometidos.

“O tratamento está disponível na rede pública e é 100% eficaz. O nosso desafio é fazer ao onde os pacientes não deixem de tomar os antibióticos antes de completar seis meses de uso. Quando o tratamento é interrompido, a doença volta a desenvolver sintomas progressivos, a ser novamente transmitida e pode adquirir resistência aos medicamentos”, explica a médica.

Curiosidade
O método mais popular de diagnóstico da tuberculose, a abreugrafia, foi apresentado, ainda na forma de estudo, em reunião realizada na SMCRJ em junho de 1932. O médico Manuel Dias de Abreu defendia a validade de um método rápido e barato de tirar pe ondenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose. O nome “abreugrafia” é uma homenagem ao especialistas onde foi indicado ao Nobel de Medicina em 1950.

Serviço:
Ação Dia Mundial de Combate a Tuberculose
Local: Rua Mem de Sá, 197 – Centro
Dia: 24 de março de 2015
Hora: Das 9h às 12h

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *