Dia mundial do rock

Rock and roll (também escrito rock ‘n’ roll) é um gênero musical que emergiu e se definiu no sul dos Estados Unidos durante a década de 1950, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros no que hoje é definido simplesmente como “rock”. Atualmente, o termo “rock and roll” tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop.

Os instrumentos mais comuns no rock and roll são a bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Não é necessário colocar o artigo inteiro, é claro. Aqui está o link pra você visitar e ler, se quiser saber mais sobre toda a história do rock. Sério, o artigo é bem interessante e completo mesmo. Tem também um sobre o rock brasileiro, que você pode ler aqui. Ah, e é claro, a Desciclopédia também é uma opção.

Uma outra sugestão minha é o Nerdcast (o podcast do site Jovem Nerd) 114 – Rock n’ Roll – 50/60/70, onde os participantes tem um papo muito divertido sobre os ícones do rock dos anos 50, 60 e 70. Você pode escutar clicando aqui. E futuramente haverá o podcast com o rock das décadas seguintes.

Dica: se você também curte rock, como eu, pode fazer seu email [email protected] no site Rock.com. O meu já está feito. 🙂

Outra dica: o especial do Dia Mundial do Rock da Abril.com.

Duas músicas, de rock, é claro, que falam sobre o rock ‘n’ roll. As duas de duas das minhas bandas favoritas. São elas “Rock and Roll Music” dos grandes Beatles, e “The Story Of Rock & Roll” dos Turtles, que não tão muito conhecidos, mas são fantásticos. Estão no resto do post.

Origens do rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *