Dicas para reduzir os sintomas ao parar de fumar

Nas primeiras semanas sem fumar, enquanto o corpo está se desintoxicando, você pode ter sensações estranhas.
Mas não se preocupe. Depois de um mês tudo melhora e depois os sintomas desaparecem. Veja alguns conselhos para enfrentar melhor esse processo.

Passos
























1


Tosse (dura poucos dias)



  • Chupe balas de mel.
  • Se a tosse for muito forte, você pode tomar um xarope.
  • Aumente a ingestão de líquidos.

2


Fraqueza e dor de cabeça (dura um ou dois dias)



  • Faça exercícios respiratórios durante 15 minutos: sente-se e respire profundamente. Faça com que o ar chegue ao abdômen (ponha uma das mãos no diafragma para controlá-lo), conte até cinco e depois expire, contando até cinco com o umbigo para dentro.
  • Tome banhos de imersão com água morna.
  • Se a dor de cabeça for forte, tome o analgésico que você estiver habituado a usar nesses casos.

3


Constipação e dispepsia (duram de 1 a 2 semanas)



  • Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia (se não houver contra-indicação médica).
  • Coma frutas e verduras em todas as refeições. Opte pelo pão de centeio.
  • Realize atividades físicas três vezes por semana (de preferência, aeróbica).

4


Irritabilidade, insônia, falta de concentração, depressão (duram de duas a quatro semanas)



  • Reduza o consumo de infusões como café, chá ou chimarrão.
  • Faça exercícios respiratórios.
  • Tome banhos quentes.
  • Faça caminhadas diárias de 30 minutos, à tarde ou antes de dormir.
  • Reserve tempo na agenda para descansar.
  • Explique para as pessoas mais próximas que você está parando de fumar e peça que elas tenham paciência até o seu organismo se desintoxicar.

5


Aumento de apetite (dura poucas semanas)



  • Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia (se não há contra-indicação médica). Escolha bebidas dietéticas.
  • Organize previamente uma dieta balanceada, com mais frutas e verduras.
  • Realize atividades físicas três vezes por semana (de preferência, aeróbica).

6


Necessidade urgente de fumar (dura poucas semanas)



  • A sensação de que fumar é uma necessidade inadiável dura apenas alguns minutos.
  • Procure substituir o ato de fumar por um hábito saudável, como tomar água, respirar fundo, caminhar.
  • Tenha à mão chicletes, balas ou pirulitos sem açúcar, além de salgadinhos de baixas calorias.
  • Escove os dentes depois de comer.



Importante



  • O primeiro passo para parar de fumar é querer realmente parar.
  • Se você não conseguir abandonar o vício sozinho, peça ajuda a um profissional. Há muitos tratamentos disponíveis.
  • A recaída faz parte do processo de abandonar o vício. Não se deixe abater.



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