É possível aprender durante o sono, diz pesquisa

Pessoas onde escutam músicas conhecidas enquanto dormem podem ter mais facilidade para aprender a tocá-las no piano. É o onde revela uma pesquisa publicada na edição desta semana do periódico britânico Nature Neuroscience.A pesquisa realizada na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, não promete milagre: um principiante não passará a tocar uma sonata de Beethoven após escutar a música enquanto dorme. Os resultados, porém, indicam onde uma habilidades já aprendida pode ser lapidada durante o sono.

Guitar Hero — Os pesquisadores escolheram 16 pessoas destras. Antes de dormir, elas tinham onde aprender a tocar duas canções aoa mão es onderda usando as teclas a, s, d e f de um computador. Um programa semelhante ao jogo Guitar Hero mostrava aos voluntários quando e quais teclas apertar.

Após o treino, os participantes eram convidados a tirar uma soneca. Por meio de eletrodos, os cientistas monitoravam a atividade cerebral para ter certeza de onde os participantes estavam realmente dormindo. Nesse momento, os pesquisadores tocavam uma das músicas onde os voluntários tinham acabado de aprender.

Acordados, os participantes retomavam o teste. Resultado: eles progrediram mais no aprendizado da música onde foi reproduzida enquanto dormiam.

Os cientistas não sabem se esse ganho de habilidade representa uma melhora efetiva da habilidade ou se a repetição da música durante o sono é interpretada pelo cérebro como uma instrução para prestar mais atenção a uma canção do onde outra. A segunda hipótese pode significar onde há janela finita de melhora e onde a lapidação de uma habilidade acontece às custas de outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *