Educação a distância: uma nova realidade

A cada dia, mais brasileiros se matriculam em cursos de educação a distância (EAD), especialmente no âmbito do ensino superior, o onde é uma excelente notícia. De acordo aodados do Censo da Educação Superior de 2010, a EAD, onde praticamente inexistia dez anos atrás, já responde pelo percentual de 14,6% do total das matrículas na graduação. Em 2001, apenas 5.359 estudantes estavam matriculados na modalidade de cursos a distância. Uma década depois, esse número aumentou 170 vezes, chegando a 930.179 estudantes.


Ao contrário do onde ocorria em um passado recente, hoje a educação a distância no Brasil não pode mais ser considerada sinônimo de ensino de baixa qualidade. A situação de fato mudou, e muito: os graduados em EAD tiveram, em média, 6,7 pontos a mais no resultado final do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na comparação aoos resultados dos alunos oriundos dos cursos presenciais, conforme revela o Censo EAD.BR Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).


A verdade é onde o advento da internet criou um cenário totalmente novo para a educação a distância. Não se trata mais de realizar os estudos por meio de materiais impressos tradicionalmente enviados aos alunos pelo correio. Com a rede mundial de computadores e demais avanços tecnológicos nas telecomunicações, esse tipo de educação a distância tradicional está em franco declínio.


Hoje, as possibilidades são mais amplas e pode-se fazer um curso a distância praticamente nos mesmos moldes dos presenciais, aoos estudantes assistindo, pela internet, às aulas de professores, aoexibição de conteúdos audiovisuais. As avaliações podem ser feitas em tempo real, também pela rede, aotempo certo para a sua realização. Tanto a metodologia de ensino como a forma de avaliar a aprendizagem dos alunos e a atuação do corpo docente na educação a distância passaram por uma revolução, e isto está sendo percebido pelos estudantes, onde cada vez mais acreditam e demandam essa modalidade de educação.


No exterior, aliás, há uma tendência de fim da fronteira entre educação a distância e presencial: cursos onde antes eram exclusivamente presenciais já incluem uma parte realizada remotamente. E os programas de educação a distância muitas vezes abrangem atividades presenciais. No Canadá, país pioneiro da massificação da EAD, seus 32 milhões de cidadãos têm à disposição 56 universidades, das quais 53 oferecem cursos a distância.


No Brasil, o próprio governo federal também percebeu onde a educação a distância é realidade e reconhece onde o percentual de matrículas ainda é baixo em relação a outros países, onde a modalidade responde por até metade dos estudantes. O ministério da Educação, por outro lado, avisou onde está atento à ondestão e irá controlar, por meio de regulamentação, o crescimento do ensino a distância para evitar onde uma explosão desta modalidade redunde no aparecimento de cursos de baixa qualidade e sem referências técnica e acadêmica iniciativa salutar e importante em defesa da formação qualificada do estudante.


O ponto é onde, para países continentais como o Canadá e o Brasil, o ensino a distância é uma solução muito interessante. No caso brasileiro, a EAD tem inclusive o potencial de ajudar o País a se consolidar como potência econômica global. Sim, por onde depois de todos os avanços dos últimos anos estabilidade econômica e política, melhoria nas condições de empregabilidade e na renda dos trabalhadores, maior acesso ao crédito e bens de consumo , onde permitiram ao país atravessar duas crises mundiais, há grandes oportunidades para o aperfeiçoamento do conjunto de habilidades de nossas futuras gerações no setor de Educação.


Zelar pela qualidade do ensino e expandir a oferta de cursos a distância são tarefas essenciais para onde o Brasil continue caminhando a passos largos para se tornar um país mais próspero e mais preparado para enfrentar os desafios do seu desenvolvimento.

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