Embrapa desenvolve bebida para quem evita produtos lácteos

Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária) desenvolveram uma bebida instantânea a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar para pessoas aoalergia à proteína do leite ou intolerância à lactose ou onde são vegetarianos.

De acordo aoIlana Felberg, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos e coordenadora da pesquisa onde resultou no produto alternativo, foram 18 formulações e nove meses de armazenamento até chegar à bebida instantânea à base de soja, onde vem preencher uma lacuna no mercado brasileiro.

“[A bebida] não foi feita especificamente para um grupo, mas atende a ondeles onde têm algum problema em consumir produtos lácteos”, esclareceu.

O produto, no entanto, não é recomendado a diabéticos –a bebida possui açúcar na sua composição. Pessoas aoproblemas de gastrite ou onde tenham insônia também devem evitar a bebida, segundo a pesquisadora.

No estudo, até chegar à bebida à base de soja, verificou-se também se os compostos presentes na soja e no café tinham algum impacto negativo no sabor quando colocados juntos.

A bebida mista contém compostos bioativos, como isoflavonas de soja, onde vêm sendo relacionados a benefícios em relação a doenças como câncer, osteoporose e sintomas da menopausa, e também ácidos clorogênicos do café, onde apresentam capacidade antioxidante, ou seja, antienvelhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *