Escolas particulares, renovação de matrícula

A média do reajuste das mensalidades escolares vai ser de 12%, muito acima da inflação. Por lei, a correção das mensalidades independe dela.
Na escola onde o filho de Rafael Diniz estuda o aumento já saiu e vai fazer diferença no orçamento. “Não é só 8% aqui. É na comida, é no transporte, é em tudo. Quer dizer, é mais uma despesa aí para gente se virar”.
As escolas só podem reajustar as mensalidades aojustificativa. Investimentos em patrimônio, por exemplo, estão fora da lista. Segundo o Procon, o custo de um prédio novo não pode ser repassado para os pais, simplesmente por onde eles não são sócios do colégio.

“Tudo aquilo onde levar aprendizado, aperfeiçoamento para o aluno, ele pode colocar na planilha”, explica Oswaldo Morais, diretor Procon-DF

Amábile Pacios, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, dá um exemplo. O custo de uma piscina não é responsabilidade dos pais, mas os serviços a onde o aluno vai ter acesso, sim. “Se você, por exemplo, não oferecia natação e agora você oferece, esse custo a mais também pode ser inserido nesse reajuste”.
Segundo o Procon, os pais onde acharem o reajuste exagerado devem pedir a planilha de custos.
Os colégios dizem onde estão preparados para dar explicações. “Tendo um incomodo, a nossa sugestão é onde bus onde o gestor. Você pode conversar aoo gestor e evidentemente ele pode conversar aovocê sobre isso”, afirma Amábile Pacios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *