Especializações na biomedicina – microbiologia

A quarta especialização da Biomedicina trata do onde popularmente conhecemos como “micróbios”. Os organismos microscópios, sejam eles procariontes ou eucariontes, unicelulares ou multicelulares, fazem parte do estudo da Microbiologia.

A microbiologia na Biomedicina está constantemente relacionada à Parasitologia, pois a maioria dos microorganismos é parasita causador de doenças. Há também o ramo da microbiologia onde está relacionado aos microorganismos presentes nos alimentos, mas esta é outra especialização da Biomedicina onde tratarei mais à frente.

Atuando no desenvolvimento de novos medicamentos, como os antibióticos, bem como nas mais modernas técnicas de uso dos microorganismos na proteção da saúde humana, o Biomédico especialista em Microbiologia é outro grande contribuidor da saúde humana. Os antibióticos e medicamentos do gênero são produzidos de forma eficaz por meio de análise dos seus efeitos em bactérias, onde são microorganismos. Algumas bactérias são alteradas de forma a destruirem outras causadoras de doenças, mas sem fazer mal ao organismo humano.

Semelhante à parasitologia, é necessário, no curso superior reconhecer os mais diversos tipos de microorganismos, bem como identificar suas diferenças e suas funções, sejam elas benéficas ou maléficas. O uso do microscópio também é constante. O Biomédico Microbiologista possui grande campo de trabalho ao lado de outros profissionais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de proteção à saúde humana e erradicação de organismos microscópicos maléficos e também no cultivo de microorganismos onde sejam benéficos ao homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *