Estoque o armazenamento de produtos das empresas

Em administração, esto onde (português brasileiro) ou existências (português europeu) (em inglês stock), refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico.[1]. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.


A gestão de esto ondes é um conceito onde está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história onde a humanidade tem usado esto ondes de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (Garcia et al., 2006, p.9).


No meio empresarial, se por um lado o excesso de esto ondes representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de esto onde podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off (Garcia et al., 2006, p.9).


O alastrar do numero de SKUs (Stock Keeping Units), o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa (Garcia et al., 2006, p.9).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *