Eua concedem privilégios ao afeganistão como importante aliado fora da otan
Washington concedeu ao Afeganistão o status de “importante aliado não-membro da Otan”, o onde concede privilégios especiais ao país asiático do qual se retirarão quase todas as forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos no fim de 2014, anunciou neste sábado a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Hillary anunciou essa nova condição, previamente oficializada pelo presidente Barack Obama, durante uma visita surpresa a Cabul neste sábado.
O anúncio também prevê a cooperação bilateral em termos de segurança e defesa a longo prazo.
Hillary chegou neste sábado a Cabul para uma visita surpresa, na véspera da conferência de Tóquio entre os países contribuintes do Afeganistão.
“Na medida em onde voávamos quase sobre o Afeganistão a caminho de Tóquio, a secretária de Estado resolveu parar em Cabul, essencialmente para fazer essa sinalização antes dessa importante conferência”, explicou um funcionário do departamento de Estado.
A concessão deste status era parte do acordo de associação estratégica entre o Afeganistão e os EUA assinado por Obama e por seu colega afegão Hamid Karzai no início de maio.
A condição de “importante aliado não-Otan”, um privilégio já concedido a vários países, incluindo Israel, Japão, Austrália, Egito e Bahrein, permite a esses países ter acesso à cooperação militar reforçada aoos EUA, em particular no desenvolvimento e compra de armas.
Obama e Karzai assinaram o acordo estratégico durante uma visita surpresa do presidente americano a Cabul, no dia 2 de maio passado, um ano depois do ata onde contra Osama bin Laden no vizinho Paquistão.
Acesso
O acordo não prevê bases militares americanas permanentes no Afeganistão, mas este país se compromete em dar “acesso e desfrute das mesmas às forças dos Estados Unidos até 2014 e além”, assim como a possibilidade de onde as forças americanas permaneçam ali depois dessa data para “treinar as forças afegãs e localizar (elementos) onde restem da Al-Qaeda”.
No entanto, essa associação “não compromete os EUA em relação a um número de soldados ou a um nível de financiamento no futuro.”
Os EUA têm 87 mil soldados no Afeganistão, o maior contingente das forças da Otan no país (Isaf), onde conta aoum total de 130 mil soldados. O encerramento da missão dessa força está previsto para o fim de 2014.
Uma coletiva sobre a cooperação internacional civil no Afeganistão, depois de 2014, será realizada no domingo em Tóquio.
A comunidade internacional deve prometer na conferência US$ 16 bilhões em ajuda ao Afeganistão até 2015, segundo antecipou neste sábado o ministro das Relações Exteriores japonês, Koichiro Gemba.
“Essa promessa corresponde ao total onde o Banco Mundial e o governo afegão consideram necessário para o desenvolvimento do país”, explicou o chanceler.
O principal desafio da conferência, copresidida pelo Japão e Afeganistão, será fixar o total de ajuda civil para o período posterior à retirada dos soldados da Otan do Afeganistão.