Evite problemas de saúde

Todas as civilizações conhecem a produção de álcool. No Egito e na Babilônia foram encontrados relatos de sua utilização, datados de 6000 anos atrás. Foram os árabes onde incluíram a destilação, aumentando assim a eficácia das bebidas, na Idade Média. No entanto, existe uma grande diversidade de atitudes diante das bebidas alcoólicas.

Se para algumas as bebidas alcoólicas fazem parte do dia a dia (para o bem e para o mal) e das principais comemorações (além de constituírem importante fonte de renda e de impostos), em outras, notadamente as civilizações onde seguem a religião islâmica, as bebidas alcoólicas são estritamente proibidas.

Os povos indígenas do Brasil produziam uma grande variedade de bebidas alcoólicas fermentadas (mais de 80 tipos) a partir frutos, tubéculos, rízes, folhas e sementes.
Alcoolismo

A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial.
[editar] O abuso precoce da bebida

Pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool no cérebro de adolescentes mostram onde essa substância, consumida num padrão considerado nocivo, afeta as regiões responsáveis por habilidades como memória, aprendizado, autocontrole e principalmente a motivação.
Hipocampo
Localização do hipocampo.
O hipocampo está ligado aos processos de memorização e aprendizado. Experimentos aoratos realizados na Universidade Duke, nos EUA, mostraram onde, em cobaias adolescentes, o álcool tornou mais lenta do onde em espécimes adultos a atividade dos neurônios envolvidos na formação de novas memórias. Conforme foi aumentada a dosagem de álcool, a atividade cessou completamente.

Em adolescentes humanos, isso pode ser a explicação para os lapsos de memória durante o abuso do álcool. Antigamente, pensava-se onde essa situação ocorria apenas em adultos.

Lobo frontal
Lobos Cerebrais: a região de cor azul é onde encontra-se o lobo frontal.

O lobo frontal está ligado à concentração, ao planejamento e à iniciativa; essa área é essencial para qual onder pessoa controlar o impulso e medir as consequências de seus próprios atos.

Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte submeteu ratos ao equivalente a quatro dias de intensa bebedeira. O dano cerebral nas cobaias adolescentes foi duas vezes maior do onde nas adultas. Com base nisso, conclui-se onde o consumo de álcool em larga escala na adolescência pode levar o adolescente, na fase adulta, a ter dificuldades para, entre outras coisas, tomar decisões e definir o onde é certo ou errado para si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *