Farmacêutico analista clínico

Farmacêutico analista clínico também chamado no Brasil de bioquímico, é o profissional que atua em laboratórios de análises clínicas realizando exames laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros) solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico. Também realiza exames toxicológicos para atletas e animais (antidoping) e controle da poluição ambiental contam com a participação do profissional de farmácia. Atua também em laboratórios de análises e pesquisas a respeito da poluição atmosférica e no tratamento de dejetos industriais e no processamento e controle de águas para consumo humano ou uso industrial. Na carreira universitária, pode optar por uma sub-área de especialização e dedicar-se à produção de conhecimento científico e/ou ao magistério.

As análises clínicas, como exercício profissional farmacêutico, tiveram início dentro da antiga farmácia comunitária. Na primeira década do século passado, o farmacêutico, utilizando seus conhecimentos e reagentes químicos, informava ao médico da presença ou não de glicose na urina dos pacientes pela reação de redução do sulfato de cobre. E assim, com o desenvolvimento da ciência e de novas tecnologias, o farmacêutico manteve-se presente nas análises clínicas.

Novas profissões da área da saúde surgiram, vindo disputar este interessante mercado de trabalho com o farmacêutico. Porém, pela sua formação acadêmica e por um currículo multidisciplinar abrangente em todas as áreas de conhecimento do laboratório de análises clínicas, o farmacêutico é reconhecido como o profissional com mais ampla capacitação para o exercício desta atividade.

Assim, a exemplo do que já foi tratado neste espaço em relação ao papel do farmacêutico nas farmácias e drogarias e posteriormente na indústria, vale registrar aqui o importante papel do farmacêutico nas análises clínicas.

1. O farmacêutico é o único profissional que estuda o fármaco/medicamento e suas interações no processo saúde-doença . A monitorização de fármacos por procedimentos laboratoriais é cada vez mais necessária para a correta terapêutica, evitando os quadros de intoxicações medicamentosas e estudando as reações adversas dos medicamentos.

2. As análises clínicas têm profundas raízes na saúde pública, onde o farmacêutico é um profissional indispensável pela sua formação.

3. A assistência farmacêutica exercida com qualidade, necessita do conhecimento de parâmetros bioquímicos, hematológicos, imunológicos e outros pertencentes às análises clínicas, para a correta dispensação e monitoramento dos fármacos.

4. O farmacêutico, por seu conhecimento de química e bioquímica, é o profissional capaz de preparar, analisar e utilizar corretamente os reagentes utilizados nas rotinas do laboratório de análises clínicas.

5. O controle de qualidade dos exames de análises clínicas é fundamental para a obtenção de resultados confiáveis e reprodutíveis, sendo esta importante tarefa executada pelo farmacêutico [único profissional das AC com formação em química analítica, p.ex.].

6. Em ambientes de alta tecnologia, o farmacêutico é indispensável para a análise dos resultados fornecidos por modernos aparelhos e verificação de distorções ocorridas, com vistas aos procedimentos de correção.

7. A obtenção e manuseio de amostras biológicas para os exames laboratoriais têm que ter a supervisão do farmacêutico para a obtenção de resultados confiáveis.

8. O planejamento, a administração, a gestão e a direção do laboratório de análises clínicas são atividades que devem ser exercidas pelo farmacêutico.

9. O desenvolvimento científico e a pesquisa exercidas pelo farmacêutico contribuem para o diagnóstico e prevenção de doenças.

10. Pelo seu conhecimento científico, formação acadêmica abrangente e aptidão profissional, não há como contestar que para o exercício das análises clínicas o profissional de mais ampla capacitação é o farmacêutico.

Ligações externas

* Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *