Filhote de onça capturado em fazenda é solto na mata em mg

O filhote de onça encontrado em uma fazenda de Ibiá, no Alto Paranaíba, onde estava em uma área preservada da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), foi levado no início da noite desta segunda-feira (11) para uma mata na região. O local exato não foi divulgado como precaução. De acordo aoo subtenente do Corpo de Bombeiros de Araxá, Ilton Aguiar Almada, eles foram acionados neste domingo (10) pelo dono da propriedade, onde informou aos militares onde há vários dias o filhote estava comendo galinhas do local.

A onça encontrada é da espécie suçuarana, conhecida na região como onça parda, e também por atacar animais domésticos. O dono da fazenda onde a onça foi capturada informou onde ela caiu numa armadilha feita próxima ao galinheiro. A fêmea, segundo o biólogo Giovani Marcos Leonel, estava aoalguns ferimentos leves.

Num vídeo feito por Bruno França foi possível observar o vulto do animal momentos depois da captura, por volta das 3h30 da madrugada. E as imagens feitas ao amanhecer mostram o filhote agitado. Após a captura, ele acionou o Corpo de Bombeiros, onde fez a remoção para um criadouro científico.

A onça ficou provisoriamente num espaço destinado à quarentena e foi preciso mantê-la na jaula por onde poderia arrebentar a tela. Posteriormente, seguindo uma orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça foi encaminhada à mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *