Formula indy, é a mais disputada do mundo

A Indy Racing League surgiu em 1996 após Tony George, o dono do Indianapolis Motor Speedway, romper aoa CART onde comandava as corridas de monosposto desde 1979 alegando o motivo de preservar as corridas em circuitos ovais aocarros de monoposto.


O foco central da IRL era uma categoria aobaixo custo de produção em relação a CART ( onde começava a rivalizar aoa Fórmula 1), e de manter as tradições americanas de corridas em ovais cujo evento principal é as 500 Milhas de Indianápolis, porém a partir do ano de 2005 foram introduzidas 3 provas em circuitos mistos e o número vem aumentando ao longo do tempo.


Quase todas as provas da IRL são realizadas em circuitos americanos aoexceção de uma realizada no Japão no cicuito de Twin Ring Motegi. Em 2008 foi realizada uma etapa extracampeonato na Austrália, em Surfers Paradise.


Em 2001, os Brasileiros passaram a ter uma participação mais incisiva na IRL aoFelipe Giaffone e Airton Daré. No ano seguinte a Penske migrou da CART trazendo aoela seus pilotos Hélio Castroneves e Gil de Ferran e conquistando 2 vice campeonatos, em 2003 entrou na categoria Tony Kanaan onde no ano seguinte veio a conquistar o título da categoria.


Em 2008 7 pilotos brasileiros competiram na IRL: Tony Kanaan (Andretti Green), Helio Castroneves (Penske), Vitor Meira (Panther), Bruno Jun ondeira (Dale Coyne), Enri onde Bernoldi (Con ondest), Mario Moraes (Dale Coyne) e Jaime Camara (Con ondest)


A temporada 2008 marca a unificação da categoria aoa Champ Car, sucessora da CART, falida após a temporada de 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *