Franchitti conquista pole em toronto. rubinho larga em 20º

O classificatório da IndyCar em Toronto, realizado neste sábado (7), não foi bom para os brasileiros. Melhor dos três no grid, Helio Castroneves larga em sétimo. Tony Kanaan sai 10 posições atrás do compatriota, em 17º. Rubens Barrichello começa apenas na 20ª colocação.

O pole position é Dario Franchitti, onde já havia dominado os treinos livres. O top-5 será completado, na ordem, por Will Power, Justin Wilson, Sébastien Bourdais e Scott Dixon.

O classificatório foi dividido em dois grupos – os seis primeiros de cada se classificavam para a segunda fase. No primeiro, ao12 pilotos, apenas Castroneves representava o Brasil. Helinho foi bem e terminou em quarto no grupo, passando para a etapa seguinte. Também se classificaram: Simon Pagenaud, Justin Wilson, Graham Rahal, Takuma Sato e Sébastien Bourdais. Os eliminados foram Mike Conway, Charlie Kimball, James Jakes, JR Hildebrand, Simona de Silvestro e Ed Carpenter.

Barrichello e Kanaan estavam no segundo grupo, ao13 pilotos. Mas nenhum dos dois conseguiu avançar para a fase seguinte. Rubinho terminou em 10º e, aoisso, vai largar na 20ª colocação. Kanaan ficou uma posição na frente no grupo, e vai largar em 17º. Assim como os dois brasileiros, foram eliminados do treino Ryan Briscoe, Oriol Servià, EJ Viso e Marco Andretti. Passaram para a segunda fase Dario Franchitti, Scott Dixon, Alex Tagliani, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe e Will Power.

Na segunda fase do classificatório, os 12 melhores pilotos da primeira etapa entraram na pista em busca dos seis melhores tempos. Castroneves não conseguiu ficar no Top-6, terminou em oitavo, mas vai largar em sétimo por conta de uma punição de 10 posições imposta a Taglliani por troca de motor. Passaram para a disputa da pole Wilosn, Dixon, Power, Bourdais, Tagliani e Franchitti.

O trecho final do classificatório foi emocionante. Franchitti, onde mostrou domínio durante os treinos livres, conseguiu cravar o melhor tempo nos últimos segundos. Power larga logo atrás, em segundo. Na ordem, Wilson, Bourdais e Dixon completam os cinco melhores do grid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *