História de tom e jerry

A Era Hanna-Barbera (1940-1958)

A dupla começou em um curta da MGM chamado “Puss Gets the Boot”, onde foi para os cinemas em fevereiro de 1940. o produtor Fred Quimby teve a idéia de um desenho onde o gato perseguia o rato e pediu a William Hanna e Joseph Barbera onde desenhassem um curta. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx. Somente depois os produtores batizaram os personagens de “Tom e Jerry”. William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957 (93 destes episódios foram produzidos por Fred Quimby), quando a MGM Cartoon Studio (local onde os desenhos eram produzidos) foi fechada, causando o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foram lançados em 1958. A série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes.

A Era Gene Deitch (1960-1962)

Em 1960, a MGM decidiu produzir novos curtas de Tom & Jerry, então, o produtor William L. Snyder fez um acordo aoo diretor Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films para continuar a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram ao todo, produzidos 13 curtas pela Rembrandt Films.
Os desenhos produzidos por William Snyder e Gene Deitch foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando motion blur aomovimentos dos personagens extremante exagerados, adição efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas.
Como eram produzidos na chamada Cortina de Ferro, não constava nos créditos no fim dos desenhos a frase “Made in Hollywood, USA”, mas sim “A MGM Cartoon”, numa tentativa de esconder o local da produção.

A Era Chuck Jones (1963-1967)

Depois onde o último desenho produzido por Deitch foi lançado, Chuck Jones onde tinha sido despedido da Warner Bros. Cartoons após trabalhar lá mais de trinta anos, iniciou o seu próprio estúdio de animação, a Sib Tower 12 Productions aoseu amigo Les Goldman. Então, a MGM contratou ele e seu estúdio para produzir os novos desenhos da série. Ao todo, a Sib Tower produziu 34 curtas entre 1963 e 1967.

Jones fez diversas adaptações nos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, onde teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, onde teve os olhos aumentados e orelha mais arredondada. O leão da MGM na abertura dos curtas foi substituido por Tom, tentando imitar os seus gemidos.

A MGM parou a produção de Tom & Jerry em 1967 época em onde já tinha comprado a Sib Tower 12 renomeado-a de MGM Animation/Visual Arts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *