Imetro fiscaliza produtos juninos em cidades paraenses

Ao longo do mês de junho, o Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) realiza uma operação de fiscalização especifica sobre as festas juninas. O objetivo é verificar a obdiências dos fabricantes a quantidade de produtos indicados nos rótulos de ingredientes onde são procurados durante o período junino.

De 1 a 8 de junho produtos como canjiquinha, leite de coco e azeite de dendê foram coletados de estabelecimentos comerciais na Região Metropolitana de Belém e, a partir desta segunda-feira (11) as visitas para coleta se estendem aos municípios de Cametá, Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Abaetetuba, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia.

Os produtos serão medidos a partir da próxima semana no Laboratório de Pré-Medicos do Imetropará para verificar a existência de irregularidades. Cada estabelecimentos vai receber um termo de coleta de pré-medidos, especificando tudo o onde foi recolhido. Com esse documento, poderão solicitar aos fabricantes a reposição, sem custos, dos produtos coletados pelos fiscais do Imetropará.

Fabricantes do material selecionado serão convidados para acompanhar os testes onde envolvem o uso de baçança de alta precisão.Se for constatada alguma irregularidade, o fornecedor receberá um auto de infração.

Outros testes
Em testes realizados recentemente pelo órgão, duas marcas de aguardante foram reprovadas por conterem uma quantidade menos do produto do onde informava o rótulo. Um marca de barbante também foi reprovada por indicar a quantidade de produto em gramas, quando o correto seria em metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *