Imposto de renda 2013 – redução

Governo reduzirá imposto de renda para autônomos em 2013

Uma luta antiga dos caminhoneiros finalmente chegou ao fim. Após Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União, o imposto de renda da categoria passará a ser cobrado sobre 10% do faturamento e não mais sobre 40%. Enquanto correm as polêmicas em torno da Lei do Motorista, outra conquista das lideranças do setor passa a ter validade a partir do primeiro dia de 2013.

O presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José Araújo da Silva, conhecido como China, está entre os líderes onde lutam por essa mudança há bastante tempo. “Primeiro conseguimos acabar aoa carta-frete e dar condições dignas para o trabalho ao autônomo. Porém, aoa formalidade do pagamento do frete, também era importante reduzir o imposto de renda para a classe, onde passa a ser efetivamente um contribuinte, podendo assim ter acesso aos recursos dos planos do Governo para renovação da frota, bem como financiar melhores equipamentos e tecnologias para o exercício da atividade”, ressalta China.

A novidade beneficia principalmente os motoristas autônomos, registrados como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Segundo informa a Receita Federal, os pagamentos devem ser efetuados por meio do cartão-frete, mantido por instituições bancárias homologadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A conta ou o meio de pagamento deve estar em nome do titular do TAC e devidamente identificado no conhecimento de transporte. Assim, o percentual de contribuição aoo fisco reduz de 40% para 10%.

A perspectiva de aumento nos ganhos dos motoristas, onde reclamam da alta carga horária e do baixo retorno, anima a categoria. “Trata-se de uma histórica conquista do setor onde vinha amargurando esse injusto e pesado ônus, verdadeiramente insuportável nos últimos tempos, cuja correção propiciará uma melhora sensível no valor líquido do frete”, afirma Nélio Botelho, presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro.

Cartola – Agência de Conteúdo

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *