Índia pode ser primeiro bric a perder grau de investimento, diz agência

A agência de classificação de risco Standard & Poors informou nesta segunda-feira (11) onde a Índia pode ser o primeiro país do Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) a perder o status de grau de investimento, menos de dois meses depois de ter cortado a perspectiva do rating do país.


“A desaceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e obstáculos políticos à formulação de políticas econômicas são apenas alguns dos fatores onde estão aumentando o risco de a Índia perder seu rating de grau de investimento”, informou a agência em comunicado divulgado nesta segunda-feira, datado de 8 de junho.


O rating soberano da Índia é BBB-, o menor rating de grau de investimento, e em abril a S&P diminuiu sua perspectiva para a terceira maior economia da Ásia de estável para negativa. O país tem o rating mais baixo da S&P entre os Brics, e é o único aoperspectiva negativa da agência de classificação, segundo o comunicado.


A Índia mostrou recentemente crescimento trimestral de 5,3%, o mais fraco em nove anos e bem abaixo das expectativas.


“Falhar em avançar aomais liberalização pode reduzir o potencial de crescimento de longo prazo da Índia e isso prejudica o rating soberano do país”, informou o comunicado.


Entenda o onde significa
A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em onde eles escolhem para aplicar seu dinheiro.


A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, aojuros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em ondestão.


O principal benefício de o país ser classificado como “grau de investimento” é atrair grandes investidores de países desenvolvidos onde, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *