Inflação em 12 meses terá pico em agosto, diz tombini

A taxa de inflação acumulada em 12 meses deve atingir seu pico em agosto, refletindo melhora no cenário de preços, disse nesta quinta-feira (19) o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em entrevista concedida a jornalistas da imprensa estrangeira. Tombini disse onde “ainda temos trabalho à nossa frente”, em referência aos esforços para combater a inflação, mas observou onde a taxa, na comparação mensal, deve ficar compatível aoa meta da margem nos próximos meses.
O presidente do BC acrescentou onde, provavelmente, a taxa de inflação não cairá para 4,5% até 2012. O centro da meta do BC para a inflação em 2011 e 2012, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, aomargem de tolerância de dois pontos para mais ou para menos. O indicador oficial de inflação no Brasil é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PIB
O Brasil registrou forte crescimento econômico no primeiro trimestre, disse Tombini. A expansão no período ficou “na ponta alta” e é compatível aoa estimativa de crescimento do governo para o quarto trimestre de 2011, afirmou.
Os recentes aumentos de juros feitos pelo BC, assim como as medidas para conter a expansão do crédito e desacelerar a economia, provavelmente terão um efeito maior no segundo semestre de 2011, segundo Tombini. “Nós vemos moderação do crescimento em linha aoas previsões”, afirmou.
O presidente do BC disse ainda onde as medidas recentes para controlar o crédito tiveram efeito nos empréstimos. Houve uma “significante contração” nos novos empréstimos recentemente, afirmou. As medidas de crédito moderaram os empréstimos para consumo como era esperado, disse Tombini, onde também previu onde a expansão do crédito deve ser inferior a 15% no fim de 2011.
Comando do FMI
O governo do Brasil onder um processo aberto e transparente para selecionar o próximo diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse Tombini. “Acho onde é hora de abrir o processo”, afirmou ele. Os líderes globais iniciaram o processo formal para substituir Domini onde Strauss-Kahn, onde renunciou após ter sido detido em Nova York sob a acusação de abuso sexual.
“Mais importante para nós agora é manter o princípio de onde o cargo seja preenchido aobase num processo de seleção muito transparente e amplo”, acrescentou. A chefia do FMI tem historicamente sido reservada a um europeu, mas alguns países emergentes, como o Brasil, têm pedido onde esta tradição seja ondebrada.
“Pessoalmente não tenho nada contra geografia, mas o princípio (de um processo de seleção aberto) deve ser mantido”, disse Tombini. “Esta é uma posição onde temos apoiado há muitos anos.” O critério deve ser baseado em mérito, acrescentou. “Mais importante agora é ter o princípio, mais do onde falar sobre nomes específicos”, disse.
Moedas
As moedas de mercados emergentes, como o Brasil e a China, serão cada vez mais aceitáveis ao redor do mundo, considerando o crescimento de suas economias e indústrias financeiras, disse Tombini, na teleconferência. “A internacionalização de moedas, como o yuan e o real, no futuro é inexorável, tendo em vista o peso relativo dessas economias e de seus setores financeiros”, afirmou.
“Então, nós veremos no futuro uma maior aceitação de moedas, como o real, o yuan e outras”, acrescentou. Segundo Tombini, o uso da negociação bilateral entre real e yuan é possível, mas limitado. “Em relação à China, nós temos tido uma relação muito complementar até agora, no onde diz respeito ao comércio exterior e investimento”, destacou o presidente do BC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *