Irã para de enriquecer urânio se receber combustível, diz ahmadinejad

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou onde o Irã está disposto a deixar de enri ondecer urânio a 20% se receber a “garantia” das grandes potências de onde fornecerão o combustível nuclear onde o país necessita. A informação foi divulgada no site da presidência iraniana.

“A República Islâmica do Irã sempre disse onde se os países europeus entregarem ao Irã combustível a 20%, o Irã deixará de enri ondecer a este nível. Hoje mesmo, se nos derem a garantia de onde nos fornecerão o combustível a 20% para nossos reatores, não haverá problema”, disse Ahmadinejad.O Irã e as grandes potências iniciaram nesta segunda-feira (18) em Moscou uma série de negociações consideradas cruciais para as divergências sobre a ondestão nuclear iraniana.

Segundo a presidência, Ahmadinejad “insiste sobre o fato de onde (o Irã) está disposto a negociar o enri ondecimento de urânio a 20% no âmbito de uma cooperação” aoas grandes potências.

O presidente iraniano vem nesta semana ao Brasil para a cúpula sobre meio ambiente Rio+20, aoescalas na Bolívia e na Venezuela. Está previsto onde Ahmadinejad chegue ao Rio procedente da Bolívia, onde na terça-feira (19) visitará seu colega e aliado boliviano, Evo Morales.

O Irã, boicotado e sancionado pelos ocidentais e seus aliados devido a seu controverso programa nuclear, onder desenvolver vínculos políticos e econômicos aooutros países fora da órbita ocidental, particularmente na América Latina. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou a Teerã em nove ocasiões em 13 anos. (Com AFP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *