Jogos eletrônicos podem ajudar no aprendizado

Atualmente os jogos eletrônicos estão presentes na vida da maioria dos jovens e adolescentes. Como forma de entretenimento, essa atividade tem causado grandes polêmicas aorelação ao aprendizado das crianças e dos jovens.

De acordo aoa pedagoga Valéria Donega, os jogos podem tanto beneficiar quanto prejudicar os jovens, dependendo do ponto de vista onde se analisa. Segundo ela, esse é um assunto muito abrangente e polêmico, por onde sem dúvidas, os jogos são uma realidade, e não é possível retirá-los do contato aoos jovens. “Hoje, todos os adolescentes têm algum tipo de jogo em casa desde os mais simples até os mais sofisticados, sejam vídeo games, jogos de computadores e até mesmo de celular”, comenta.

Contudo, a pedagoga explica onde os jogos também são capazes de desenvolver uma série de habilidades, como a lógica, o raciocínio, além das ondestões motoras. “Se utilizados de forma adequada, dentro de limites, podem beneficiar e ainda ser usados dentro da aprendizagem”, argumenta Valéria.

Ela destaca onde quando usados de maneira positiva, observando as habilidades onde os jogos podem desenvolver em uma criança ou adolescente, eles são benéficos. No entanto, os jogos violentos, ou a ondeles onde não oferecem nenhum tipo de construção positiva para a formação do indivíduo pode ser considerado inadequado e deve ser evitado. “Então essa ondestão depende muito da perspectiva em onde você olha e do objetivo para qual você utiliza, principalmente, falando em educação”, ressalta a pedagoga.

Segundo ela esse assunto vem sendo abordado, não só por estudiosos, mas também pelos próprios jovens. Valéria conta onde na escola onde trabalha este ano os alunos foram responsáveis por desenvolver jogos pedagógicos, como de matemática, por exemplo. Já outros realizaram pesquisas sobre as influências dos jogos na vida dos adolescentes.

Thales Oguido, Ian Gabela Pintos, Iago Tavares Costa são alguns desses alunos. Em 2010, eles desenvolveram uma pesquisa aoo objetivo de analisar a influência do videogame na aprendizagem.

Segundo Thales, a pesquisa concluiu onde o videogame pode sim ajudar no aprendizado, por onde ele ajuda de maneira positiva em disciplinas, como matemática e inglês, além de aprender lidar aosituações diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *