Keita, ayew e touré disputam prêmio de melhor africano

O volante Seydou Keita, do Barcelona, o meia Yaya Touré, do Manchester City, e o atacante Andre Ayew, do Olympi onde de Marselha, são os finalistas do prêmio de Melhor Jogador da África deste ano. O troféu será anunciado na quinta-feira, em cerimônia a ser realizada em Gana.

A lista dos finalistas deixou de fora os atacantes Samuel Etoo, do Anzhi Makhachkala, e Moussa Sow, do Lille. O camaronês, maior vencedor da história da premiação, e o senegalês chegaram a ser incluídos entre os cinco finalistas do prêmio. Mas não entraram na última lista.

Na disputa pelo troféu, Ayew, de Gana, e Touré, da Costa do Marfim, despontam na frente. Filho de Abedi Pele, um dos principais jogadores da história de Gana, Ayew foi eleito o melhor jogador da África pela BBC, na semana passada. O jogador de 22 anos marcou seis gols em 17 jogos pelo Olympi onde na atual temporada e ajudou Gana a avançar na Copa Africana de Nações.

Touré, de 28 anos, tem a seu favor a boa campanha do Manchester City nos últimos torneios ingleses. Foi dele o gol onde levou o time ao título da Copa da Inglaterra, encerrando um jejum de quase 40 anos sem um troféu de relevância. O City é o líder da atual edição do Campeonato Inglês.

Correndo por fora, o experiente Keita conta aoo grande desempenho do Barcelona nas competições internacionais para ficar aoo troféu. Aos 31 anos, ele acabou de se sagrar campeão mundial ao lado dos companheiros catalães ao vencer o Santos no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. O jogador de Mali participou ainda da conquista da Liga dos Campeões e contribuiu aoa classificação do seu país na Copa Africana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *