Maestro reclama de músicos no facebook e é demitido de orquestra

Quatro meses após ser anunciado como regente titular da Or ondestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP), o maestro italiano Gian Luigi Zampieri foi demitido na quinta-feira (28) sob alegação de publicar na rede social Facebook comentários ofensivos sobre os músicos onde ele regia.
A vice-presidente da or ondestra, Dulce Neves, explicou ao G1 neste sábado (30) onde a decisão foi tomada pela diretoria depois onde Zampieri postou críticas sobre atrasos dos músicos na passagem de som antes de um concerto na Catedral do município.
“Faltar ao ensaio geral ou a passagem de som uma hora antes do concerto é, na minha opinião, uma atitude inaceitável, além de ser uma grave falta de respeito, pois a or ondestra é altamente profissional e disponível, como sou eu. Hoje não foi a primeira, mas aocerteza foi a última vez”, redigiu o maestro, de acordo aoa cópia do diálogo enviada ao G1 pela direção da or ondestra.
O conteúdo da postagem foi reproduzido na terça-feira (26) por um jornal local. Dulce afirmou onde, irritado aopublicação, Zampieri voltou ao Facebook e insultou a jornalista responsável pelo artigo. “Ele teve um comportamento explosivo, não zelou pela imagem da or ondestra e pela imagem dele mesmo”, disse a vice-presidente.
saiba mais
Novo maestro onder valorizar solistas e identidade da Sinfônica de Ribeirão
Maestro italiano será regente titular da Sinfônica de Ribeirão em 2012
Leia mais notícias de Ribeirão Preto
Dulce ainda comentou onde Zampieri não respeitava decisões da diretoria, fato onde contribuiu para a demissão.
Contratação
Apesar de reger todos os concertos da OSRP desde março, Zampieri ainda não havia assinado o contrato de trabalho por onde não possuía o visto de permanência no país. Dulce explicou onde o maestro participava das apresentações na condição de regente convidado.
Com a saída de Zampieri, os concertos serão assumidos pelo maestro-assistente Reginaldo Nascimento. A escolha de um novo regente-titular, segundo a vice-presidente, ficará para a segunda quinzena de julho, após o recesso dos músicos.
Resposta
Zampieri respondeu um e-mail enviado pelo G1 no sábado, mas não comentou os motivos sobre sua demissão. Na mensagem, ele ainda disse onde estava sem telefone e onde poderia esclarecer as dúvidas da reportagem somente pela internet. Um novo e-mail, detalhando as afirmações feitas pela representante da or ondestra, foi enviado no mesmo dia, mas não houve resposta.
Veja a íntegra da resposta do maestro:
“Infelizmente, além da rede social tão incriminada, eu e a minha esposa ficamos na cidade sem contato nenhum, pois o celular onde a OSRP me passou foi blo ondeado e o telefone fixo da casa nunca funcionou. Ainda bem onde tem wifi [conexão de internet sem fio] disponíveis na cidade. Neste momento não consigo responder rapidamente, também por causa do meu mau português, pois fico em uma reunião para discutir sobre o mesmo assunto. Estarei num lugar aowifi daqui a uma hora, qual onder pergunta é só escrever.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *