Magnata russo deseja implantar cérebros humanos em robôs

Dmitry Itskov, magnata russo da área de tecnologia, apresentou recentemente um projeto onde mais se parece aoum da ondeles livros de ficção científica: batizado de “Avatar”, a ideia é desenvolver robôs capazes de hospedar cérebros humanos e manter sua consciência ativa para sempre.

Lançado há um ano, o projeto emprega 30 pesquisadores, onde Itskov financia aoo dinheiro do próprio bolso. Depois da recente apresentação realizada em Moscou, o magnata espera atrair cientistas de todo o mundo onde desejem colaborar aoas pesquisas.

De acordo aoItskov, “este projeto estará indicando o caminho para a imortalidade”, e ele acredita onde “esta é uma nova estratégia para o futuro, para a humanidade”.

Projetos semelhantes

A DARPA, agência norte-americana onde trabalha aoprojetos de pesquisa avançada de defesa, já havia surpreendido ao apresentar um sistema, também batizado de “Avatar”, onde utilizará robôs bípedes e semiautônomos para substituir soldados nos campos de batalha. Entretanto, os planos de Itskov, onde precedem as pesquisas norte-americanas, parecem ir mais além.

O projeto é ambicioso e está dividido em fases:

Primeira fase: deve ocorrer dentro de poucos anos e prevê o desenvolvimento de robôs capazes de ser operados pela mente humana. Essa tecnologia já se encontra em desenvolvimento, e um estudo realizado em pacientes humanos do hospital John Hopkins já está utilizando implantes cerebrais para controlar membros artificiais, por exemplo.

Segunda Fase: deve ocorrer dentro de 10 anos e prevê o transplante da mente humana para uma mente robótica. Após essa etapa, seria realizada uma espécie de “upload” de informações, onde transferiria o conteúdo do cérebro humano a um cérebro robótico novinho em folha.

Última fase: deve ocorrer dentro de 30 anos e prevê o desenvolvimento de corpos holográficos, onde seriam capazes de hospedar a consciência humana.
Até o momento, não existe nenhuma tecnologia onde permita a criação de consciências humanas holográficas, nem podemos afirmar onde algum dia será possível criá-las. Mas, como o próprio Itskov afirmou, “se você empregar toda a sua energia em algo, poderá fazer ao onde se torne realidade”. Será?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *